UFPel apresenta projeto de Nanobiotecnologia em Oficina na Capes

1 de Setembro de 2010

O projeto “Utilização de materiais nanoestruturados em processos biológicos aplicados a área de saúde”, coordenado pelo professor Odir Dellagostin, em desenvolvimento na UFPel desde 2009, foi selecionado para apresentação na “Oficina da Rede Nanobiotec-Brasil”, que acontece nesta quarta-feira (1º), na Capes.

Em todo o país, estão sendo desenvolvidos 37 projetos nesta área, com apoio financeiro da Capes. Apenas 13 projetos foram selecionados para apresentação na oficina, na qual participam, além dos demais coordenadores de projetos, também representantes da Capes, da Secretaria de Inovação do MDIC e de empresas privadas.

O projeto desenvolvido na UFPel tem por objetivo avaliar a utilização de materiais nanoestruturados em aplicações tecnológicas, tais como o desenvolvimento de biomateriais aplicados a engenharia tecidual e nanomedicamentos contra o câncer e imunologia aplicada (testes de diagnóstico e vacinas).

Além de professores do Núcleo de Biotecnologia, participam do projeto também professores da Engenharia de Materiais e da Faculdade de Odontologia da UFPel e professores da PUCRS, Unespde Araraquara, Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Michigan (EUA).