Simpósio marca os 25 anos da Biotecnologia

1 de Setembro de 2010

biotecnologia-25.pngO Núcleo de Biotecnologia da UFPel promove, nos dias 15 e 16 de setembro, o Simpósio Biotecnologia+25 que tem como objetivo reunir estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais da área, empresários, professores, políticos e personalidades para refletir sobre os avanços na área de Biotecnologia nos últimos 25 anos e projetar metas para os próximos 25 anos.

Em 1985, aconteceu o primeiro Simpósio de Biotecnologia na UFPel com o tema “Impacto da Biotecnologia na Agropecuária”. O evento, que teve o objetivo de mobilizar esforços para a implantação da área de Biotecnologia na UFPel, motivou a criação do Centro de Biotecnologia (Cenbiot) em 1988.

img_biologia_molecular_1.jpgApós 25 anos, o evento analisará a atual situação da Biotecnologia no Estado e no País e as mudanças e progressos da área desde o primeiro simpósio. Esta medida possibilitará planejar ações para aprimorar a Biotecnologia nos próximos anos e permitirá a criação de uma rede que integrará o potencial na área de Biotecnologia instalado nas diversas instituições de Ciência e Tecnologia da Região Sul do País.

As inscrições para o simpósio são gratuitas e podem ser feitas no Núcleo de Biotecnologia do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), no Campus Capão do Leão. O evento acontecerá no Auditório da FAEM. Mais informações pelo telefone 3275.7350

Histórico

img_genomica_funcional_1.jpgA partir de sua criação, em 1988, a Biotecnologia da UFPel sofreu várias mudanças e evoluiu, contribuindo através da pesquisa para avanços na área social, de artes e para a ciência. Em 1994, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em nível de doutorado. Em 2003 passou a ser ofertado também o nível de mestrado. Em 2008, com a criação do comitê de Biotecnologia na CAPES, o Programa passa a integrar o grupo dos programas mais conceituados do País. Neste mesmo ano o Centro dá início ao curso de Graduação em Biotecnologia, sendo o primeiro do Estado do Rio Grande do Sul e o sexto do País. Em 2009, os cursos de Graduação e Pós-Graduação em Biotecnologia passaram a fazer parte do CDTec que agrega também cursos de diversas áreas tecnológicas, como Engenharia de Materiais, Engenharia Hídrica, Engenharia de Petróleo, Engenharia Geológica, Engenhara da Computação e Ciência da Computação.

Dia 15/09 – Biotecnologia no Brasil e no Rio Grande do Sul

14h – Abertura - Antônio Cesar Gonçalves Borges - Reitor da UFPel
14h20min - Biotecnologia na UFPel - Odir Dellagostin - CDTec
15h - Comitê Nacional de Biotecnologia - Márcia Pontes – MDIC Intervalo