1º Curso teórico-prático de processamento de sêmen e inseminação artificial em aves tem início

19 de Agosto de 2010

Teve início nesta segunda-feira(16) e terá duração de uma semana o I Curso teórico-prático de processamento de sêmen e inseminação artificial em aves, promovido de forma conjunta pelo Laboratório de Biotécnicas da Reprodução de Aves (Labra/DFF/IB), Laboratório de Reprodução Animal (ReproPel/Dep. Patologia Animal/FV), o Laboratório de Ensino e Experimentação Zootécnica Dr. Renato Rodrigues Peixoto (DZ/Faem) e o Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) são responsáveis pela estrutura de equipamentos, espaço físico, material didático e técnicos.

O objetivo do curso é disseminar as técnicas de processamento de sêmen e inseminação artificial para graduandos e profissionais das ciências agrárias que trabalham com ensino, pesquisa, ou produção de aves. As coordenadoras e professoras da UFPel, Denise Calisto Bongalhardo e Carine Dahl Corcini, demonstram muita satisfação com o andamento do curso, que conta com a participação de médicos veterinários, zootecnistas e engenheiros agrônomos de diferentes segmentos profissionais (como empresas privadas e institutos tecnológicos), além de estudantes de graduação e de pós-graduação.

Durante a realização do curso, a turma irá receber aulas teóricas e práticas de avaliação seminal, processamento do sêmen, inseminação artificial e verificação de fertilidade.