Arquitetura apresenta programa de eficiência energética em Porto Alegre

6 de Agosto de 2010

O Laboratório de Conforto e Eficiência Energética(LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo(FAUrb) da UFPel participou, no dia 27 de julho, em Porto Alegre, de reunião-almoço da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio Grande do Sul (ABIH-RS). Na ocasião, juntamente com a Eletrobrás, apresentou o “Programa de Eficiência Energética para Certificação das Edificações Hoteleiras”, subprograma do Pró-Copa Turismo, que visa a qualificação de infra-estrutura para a Copa do Mundo de 2014 .

O programa propõe incentivos, tanto em relação a prazos quanto às taxas de juros, de financiamentos para construção e reformas de hotéis que busquem a certificação “A”, dentro da Regulamentação para Etiquetagem de Edificações Comerciais, Públicas e de Serviços.

Semelhante ao programa, já desenvolvido em equipamentos como refrigeradores e condicionadores de ar, a regulamentação pretende etiquetar os prédios em relação à eficiência energética de seus sistemas de iluminação, condicionamento de ar e envoltória.

Participaram do evento, pela Eletrobrás, Rodrigo Casella, e pela UFPel o professor Antônio César Silveira Baptista da Silva, coordenador do LABCEE, e o engenheiro eletricista Liader da Silva Oliveira. Mais informações podem ser obtidas no site do BNDS, www.bndes.gov.br.

O LABCEE/FAUrb participa atualmente da Rede de Eficiência Energética em Edificações, coordenada pela Eletrobras, juntamente com outros 14 laboratórios de universidades públicas brasileiras, que são responsáveis pela aplicação do processo de etiquetagem em edificações.