Em solenidade presidida pelo reitor Cesar Borges, foi inaugurado na sexta-feira(30), em Santana do Livramento, o prédio do Núcleo de Estudos Fronteiriços, unidade ligada ao Centro de Integração do Mercosul da UFPel. O novo setor da Universidade tem enfoque nas políticas de integração transfronteiriça, nos programas de intercâmbio educacional e no estímulo às relações de caráter sócio-cultural entre o Brasil e países do Mercosul.
Situado na praça principal de Santana do Livramento, o Núcleo teve sua origem em ideia surgida em 2007, durante o processo de criação da Unipampa, como um espaço bi-nacional na área de fronteira que fosse útil a todas as universidades que trabalham com estudos fronteiriços. Imediatamente, o projeto teve o apoio do embaixador José Eduardo Felício e do prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado.
O prédio, que era utilizado pela Caixa Econômica Federal, foi transferido para a UFPel pela Secretaria do Patrimônio da União. O Núcleo dispõe de uma sala de exposições, biblioteca e salas para reuniões, de uso não somente das universidades, mas também das comunidades brasileira e uruguaia.
Alguns órgãos e entidades já manifestaram interesse em utilizar a estrutura, como o Comitê Binacional da Saúde e o Curso de Saúde Pública da UFRGS. O local deverá abrigar também atividades conjuntas do curso de Letras da UFPel com o Centro de Línguas Estrangeiras de Rivera, reuniões do projeto de restauração do patrimônio histórico de Livramento e Rivera e de organização de museus para o curso de Museologia da UFPel.
O Núcleo, conforme destacou o reitor Cesar Borges, é a concretização do acordo firmado entre os ministros da Educação dos países do Mercosul, firmado em 2006, voltado para o fortalecimento da educação nas fronteiras. “A UFPel, demonstrando pioneirismo nacional, concretizou o pedido dos ministros, implantando o Núcleo de Estudos Fronteiriços”, observou Borges.
Além do reitor, estiveram presentes nos atos de inauguração o assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cesar Alvarez, o embaixador José Eduardo Felício, a reitora da Unipampa, Maria Beatriz Luce, prefeitos da região, o vice reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, o diretor da Agência da Lagoa Mirim, Manoel Maia, pró-reitores e assessores da UFPel.
Na oportunidade, o reitor da UFPel fez a entrega de protocolo de unidades bi-nacionais de saúde para seis cidades gêmeas da região, trabalho que estará sob a coordenação do Hospital Escola da Universidade. As cidades atendidas são Livramento, Jaguarão, Aceguá, Quaraí, Barra do Quaraí e Chuí, esta última que contempla também Santa Vitória do Palmar.
Hidrovia- Na sexta-feira, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai, José Mujica, assinaram em Livramento acordo de cooperação técnica visando a ampliação da Hidrovia do Mercosul, ligando os dois países através da Lagoa Mirim. O primeiro projeto da Hidrovia foi elaborado pela UFPel e levado ao Ministério dos Transportes em 2007.