Gerente do Serviço Geológico do Brasil palestra na UFPel

29 de Julho de 2010

p7290263.JPG Em visita à UFPel, a gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM , engenheira civil e hidróloga  Andréa de Oliveira Germano, proferiu palestra no “Curso de Capacitação e Difusão de Conhecimentos e Práticas em Recursos Hídricos”, promovido pelo grupo de “Hidrometria” da Engenharia Hídrica da UFPel. Nesse encontro, a engenheira teve a oportunidade de explicitar as atividades da CPRM na região e suas responsabilidades com relação a parceria que mantém com a Agência Nacional de Águas naoperação da Rede Hidrometeorológica Nacional.

A Rede Básica é o conjunto de estações instaladas em caráter permanente, com o objetivo do levantamento das informações básicas ao desenvolvimento de projetos relacionados com recursos hídricos, aos estudos para o conhecimento e acompanhamento do regime hidrometeorológico e a outros estudos que demandam conhecimento de séries históricas de longo período. Esta rede envolve estações da ANA e de outras entidades que, através de convênios ou acordos, fornecem os dados coletados rotineiramente à ANA, para alimentar o Sistema de Informações Hidrometeorológicas – SIH.

Dos múltiplos usos da água, alguns setores têm significativa importância no uso dessas informações, já que as estratégias de ação estão pautadas nas séries históricas de dados. Os setores Energético, de Navegação, de Irrigação e demais redes estratégicas são principais usuários para fundamentar seus diagnósticos, uso, manejo e gestão. No estado do RS, são aproximadamente 390 estações operadas pela CPRM que alimentam o banco de dados do Sistema HIDROS da Agencia Nacional de Águas.

Segundo o professor Gilberto Loguercio Collares, coordenador da Engenharia Hídrica, durante o encontro, ficou protocolado o firmamento de um convênio de mútua cooperação entre a CPRM e a Engenharia Hídrica, especialmente na área de monitoramento de águas superficiais e subterrâneas além de trabalhos de pesquisa em Hidrologia.

O encerramento da Capacitação ocorrerá, durante a sexta-feira, em uma atividade contando com a participação do grupo da Engenharia Hídrica, dos participantes do Curso de Capacitação junto aos técnicos da CPRM (Hidrólogos e Hidrometristas). Esta atividade consta de uma simulação das atividades que estes técnicos realizam em seus monitoramentos, na qual será realizada uma campanha de medição de vazão líquida e sólida no Rio Piratini, na estação hidrométrica em Pedro Osório (Pedro Osório 88641000). Nessa oportunidade os alunos poderão observar e executar, a campo, as tarefas de medidas de velocidade da água, coleta de amostras para análises sedimentológicas e ainda poder interagir com os docentes e corpo técnico da CPRM.