LabUrb aprova quatro trabalhos no PLUIRS 2010

16 de Julho de 2010

O Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFPel (LabUrb) teve aprovados quatro projetos no PLUIRIS 2010 - 4º Congresso Luso-brasileiro para Planejamento Urbano, Regional, Integrado, Sustentável, (http://pluris2010.civil.uminho.pt/), que se realizará entre os dias 6 e 8 de outubro, na Universidade do Algarve - Faro, Portugal.

Os trabalhos fazem parte dos estudos realizados na linha de pesquisa em Sistemas Configuracionais Urbanos, coordenada pelo professor Maurício Couto Polidori, no PROGAU, o qual se dedica a descrever e explorar aspectos de configuração da cidade e da paisagem, relacionando espaço e sociedade e desenvolvendo a teoria urbana para a produção espacial, estudando a dinâmica urbana, os agentes de produções e suas práticas, a estrutura intra-urbana, o crescimento urbano, a ecologia de paisagem e o relacionamento das partes da cidade com o conjunto que a integra.Os autores são Maurício Couto Polidori, Otávio Martins Peres, Janaína Ayres de Lima, Marcus Saraiva, Roberta Santa Catharina, Fernanda Tomiello. Os trabalhos que serão apresentados em Portugal são os seguintes:
- Crescimento Urbano, Formação de Periferias e Modelagem Urbana om Autômatos Celulares;
- Crescimento Urbano, Simulações e Espaços Celulares: Um Caminho para a exploração do futuro das cidades;
- Compactação e Fragmentação Urbana: Dinâmicas Morfológicas Emergentes do Crescimento Urbano frente aos Recursos Hídricos;
- Equidade, Morfologia Urbana e Ambiente: Um estudo sobre os efeitos da Renaturalização na distribuição das facilidades urbanas.