Nanotecnologia da UFPel reconhecida através da expressiva captação de recursos em 2010

9 de Julho de 2010

No primeiro semestre de 2010 o Grupo de Materiais da UFPel, liderado pelos professores dos cursos de Engenharia de Materiais, obteve a expressiva captação de recursos junto aos órgãos de fomento para pesquisa em projetos temáticos na área de Nanotecnologia.

Recentemente o projeto MCT/Finep - AÇÃO TRANSVERSAL - NANOTECNOLOGIA - 05/2009 “Biomateriais Nanoestruturados para Aplicações Odontológicas”, coordenado pelos professores Neftalí Lenin Villarreal Carreño e Fabrício Ogliari e com participação dos professores Sérgio Cava, Evandro Piva, Rafael Ratto de Moraes e Flávio Fernando Demarco (Área de Materiais Odontológicos da Faculdade de Odontologia), além de Margarete Gonçalves (FAUrb) e Marcia Foster Mesko (IQG), obteve a aprovação de cerca de R$ 1,1 milhão. O projeto, que possui como interveniente a empresa do setor odontológico Ângelus, de Londrina-PR, e será operacionalizado junto à Fundação Simon Bolívar, foi aprovado em primeiro lugar entre 11 projetos contemplados pela Finep em todo o Brasil, sendo apenas dois na região Sul.

O objetivo do projeto será o desenvolvimento de novos materiais restauradores odontológicos com emprego de nanotecnologia visando restaurações de resinas mais resistentes e estéticas através de tecnologia nacional, uma vez que esta área é altamente dependente de tecnologia externa, o que acarreta aumento de custos para estes produtos.

Em consequência do fortalecimento da estrutura de pesquisa, a Faculdade de Odontologia obteve autorização da Capes em 2010 para abrir área de concentração em Materiais Odontológicos, nível de Doutorado. Já o curso de engenharia de Materiais também submeteu recentemente a proposta de criação de um novo programa de pós-graduação na área de Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM) com duas áreas de concentração: Biomateriais e Materiais Nanoestruturados. A aprovação dessa nova proposta de programa deverá fortalecer ainda mais a pesquisa e desenvolvimento em nanotecnologia e biomateriais.

“Estas conquistas e reconhecimento premiam os esforços dos docentes, alunos e funcionários ligados ao curso de Engenharia de Materiais, com a valiosa colaboração de pesquisadores das áreas de odontologia, engenharia e química da UFPel, aliada ao decisivo apoio da reitoria. Além do impacto na pesquisa e desenvolvimentos de novos produtos e processos, haverá uma qualificação para as atividades de graduação dos cursos de engenharias e também para extensão inovadora no auxílio ao setor produtivo loca”, observa o professor Neftalí Carreño.

Demais projetos aprovados no primeiro semestre de 2010
Edital MCT/ FINEP/CT - PETRO - REDES TEMÁTICAS - 01/2009, intitulado “Obtenção de partículas nanoestruturadas a base de carbetos e ligas metálicas por moagem mecânica de alta energia”, coordenador local professor dr. Sergio Cava, com valor aprovado de R$ 700 mil.

Edital MCT/AEB Uniespaço-2009, intitulado “Desenvolvimento de fibras cerâmicas para reforço de materiais compósitos e proteção térmica a altas temperaturas”, coordenado pelo professor dr. Sergio Cava, R$ 100 mil.

O curso de Engenharia de Materiais ainda está envolvido em diversos projetos aprovados em editais como Pronex/Faperg/CNPq, Edital Finep/CT-Infra/Proinfra, CNPq/Universal, Nanobiotegnologia/Capes, MCT/MCidades/Finep.