Atividades IAD

9 de Julho de 2010

O Núcleo de Extensão e Divulgação (NED) do Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel) está comunicando a realização dos seguintes eventos:

historia-da-arte.jpg
I X  SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE
PGA - IAD - UFPEL

cena-e-som.jpg
MOSTRA CENA E SOM
DMAC - IAD - UFPEL

corpo.jpg
Histórias do Corpo: O Abraço
Purê de Batatas - dança, teatro e afins

Depois de três anos se abraçando por Porto Alegre e pelo mundo através do projeto Pequenas Ações Terroristas, que ganhou o financiamento do Prêmio de Dança Klauss Viana/Funarte 2007, chegou a hora de contar todas as histórias que aconteceram neste tempo.

Histórias do Corpo: O Abraço faz parte de uma pesquisa mais extensa do Purê de Batatas - dança, teatro e afins, a qual compreende pesquisa de movimento e performance, montagem e circulação. Agora com financiamento do Prêmio de Dança Klauss Viana/Funarte 2009, através da organização em forma de espetáculo, resgatou-se as Ações (O Abraço) realizadas nas ruas e transitar por diversos ambientes da cidade, indo de salas de espetáculo a associações comunitárias e outra vez para as ruas da cidade.

O que acontece quando duas pessoas ficam abraçadas por horas seguidas em pleno espaço público? Qual o limite entre a ação cotidiana e a performance? Quais os múltiplos sentidos que são atribuídos pelos espectadores, na longa duração, a um abraço que parece não ter fim? Como isso interfere na percepção sobre o mundo, tanto da audiência quanto das performers?

Essas experiências constituem o material de Histórias do Corpo: O Abraço, que nada mais é do que a junção de histórias, situações e desejos vividos nas Ações e colocados em cena. Desdobrar o abraço em diferentes espaços, tempos e configurações, alterando suas formas e sentidos.

Para maiores informações sobre o projeto, acesse www.historiasdocorpo.net ou www.espremendoasbatatas.blogspot.com

improviso1.jpg
PROJETO IMPROVISO

Oficina de Improvisação Teatral direcionada para professores de ensino fundamental e médio, que oferece diferentes focos e estímulos para o jogo cênico, desenvolvendo a expressão pessoal e a imaginação criadora,
e visa promover a renovação da percepção e da comunicação, além do contato com a prática teatral e da instrumentalização para atividades interdisciplinares.

INSCRIÇÕES 1º MÓDULO:

NED / IAD - INSTITUTO DE ARTES E DESIGN