Gegradi apresenta projeto UFPel em Rede

8 de Julho de 2010

gegradi.jpg A professora Adriane Borda Almeida da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos em Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi/UFPel), apresentou ao reitor Cesar Borges proposta de inserção da Universidade no Sistema de Informação em Rede - Projeto UFPel em Rede -, que pressupõe conceitos de Visibilidade (via Internet), Acessibilidade (tornar a produção da Universidade disponível e acessível) e Viabilidade (demonstrar os projetos e ações da UFPel).

No mesmo encontro, realizado na sala de reuniões da Reitoria, a professora Nirce Medvedovski fez uma exposição sobre os projetos desenvolvidos na disciplina Projeto VII da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb). Com foco no Programa Vizinhança, acadêmicos do curso estão elegendo o entorno da área portuária de Pelotas para o desenvolvimento de projetos de habitação sobre áreas especiais de interesse social (AEIS), contempladas pelo Plano Diretor de Pelotas.

Os projetos incluem todos os aspectos envolvendo áreas urbanas, como uso racional do solo, sistema de coleta de lixo, transporte coletivo, entre outros.

Gegradi
No contexto onde se insere, o Gegradi tem a proposta de impulsionar a reestruturação da área de Expressão Gráfica, que paulatinamente absorve a tecnologia informática.

As quatro linhas de investigação que o grupo abarca apresentam objetivos comuns na produção do conhecimento, todas investigam mudanças de paradigma, do representar ao modelar, do estático ao dinâmico, através da parametrização, simulações de ambientes virtuais e gerenciamento das experiências de ensino/aprendizagem nestes ambientes nos diferentes níveis (graduação e pós-graduação) e diferentes formas (presencial ou a distância).