2º Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita ocorre de quarta(7) a sexta(9)

6 de Julho de 2010

O 2º Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita, promovido pelo Geale (Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita) com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, é um evento dirigido a professores de Língua Materna e alunos de graduação e pós-graduação. Na sua segunda edição (a primeira foi em 2008), serão realizadas palestras que tratam de temas relacionados à linguagem oral e escrita com enfoque na aquisição/aprendizagem e no ensino.

A fim de iniciar as atividades de 2010, o grupo promove três palestras em três dias consecutivos, 7, 8 e 9 de julho. No dia 7, quarta-feira, as professoras Dra. Giovana Ferreira Gonçalves e Dra. Mirian Brum de Paula (UFPel) proferirão a palestra “Diversidade metodológica e emergência da oralidade”. No dia 8, quinta-feira, a palestra “Indícios de oralidade e letramento em omissões ortográficas” ficará a cargo do professor Dr. Lourenço Chacon (UNESP- Marília). A palestra “A segmentação não-convencional de palavras e a aquisição da escrita”, que encerra esta primeira parte do ciclo no dia 9, sexta-feira, ficará a cargo da professora Dra Luciani Ester Tenani (UNESP – São José do Rio Preto).

A professora Dra. Giovana Ferreira Gonçalves, doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é professora adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Atua também como colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Letras e Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria. Sua área de atuação é a Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística - Teoria da Otimidade - e Aquisição Fonológica.

A professora Dra. Mirian Brum de Paula tem Doutorado em Sciences du Langage Linguistique et Phonétique (Université de Paris X-Nanterre - 1998). Atualmente, é professora adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem (L1 e L2), atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da temporalidade morfológica, discurso e cognição.

O professor Dr. Lourenço Chacon possui doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Lingüística pela University of Florida (1999). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Lingüística, desenvolvendo trabalhos (1) sobre deslizamentos do dizer em sujeitos com problemas de linguagem e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na aquisição da escrita.

A professora Dra. Luciani Ester Tenani tem Doutorado em Linguística, na subárea de Fonologia, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de São José do Rio Preto (UNESP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, subárea de Fonologia, e pesquisa/orienta principalmente sobre os seguintes temas: fonologia da língua portuguesa e aquisição da escrita.

Serviço:
O Quê : II Ciclo de Palestras sobre Linguagem Oral e Escrita
Quem promove: Faculdade de Educação (UFPel) Programa de Pós-Graduação em Educação
Quando:  7, 8 e 9 de julho, às 19h30min
Onde: Faculdade de Educação – rua Alberto Rosa, 154, sala 352