Tânia Bellora leva o encanto da simplicidade ao Corredor Arte do HE

5 de Julho de 2010

01.jpg 05.jpg Ousando mais uma vez sobre as formas convencionais da fotografia, Tânia Bellora apresenta a exposição “Impressões e imagens”, aberta ao público até 15 de julho, no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU.

Procurando desarticular referências, enfatizando o processo de criação agregados ao dom de transportar o telespectador a um mundo diferente de formas de expressão, assim é o perfil do trabalho desenvolvido pela artista. Para Tânia, produzir imagens que fogem do convencional tornou-se uma atividade prazerosa. “Uma produção contemporânea, arrojada, sem preocupação maior com a técnica, deu início a esse percurso de fabricante de fotografia”, destaca.

A mostra apresenta 21 obras, todas tendo como base a fotografia, mas utilizando formas distintas de impressão e manipulação gráfica para exibição. “A liberdade de criação, numa perspectiva de reinventar e inovar a linguagem fotográfica, tornou-se para mim uma atividade prazerosa”, descreve a artista.

Segundo Tânia, participar do Projeto Corredor de Arte da FAU, tem um sabor especial, com a intenção de contribuir para tornar o mundo mais colorido e mais humano, em um espaço onde os observadores precisam de estímulos externos para seguirem suas lutas. “Expor minhas telas no Corredor da FAU é a realização de um desejo bem antigo, por isso aceitei com imenso prazer o desafio”, confidencia.

A artista explica que através de seu trabalho tem esperança de levar à compreensão de que há beleza nas coisas mais simples do cotidiano. “A beleza das flores singelas, do verde dos campos, dos animais, da inocência do olhar e das atitudes de uma criança, bastam, é preciso apenas olhar com a alma”, revela.

O Projeto
O Corredor Arte é um espaço localizado no corredor principal do Hospital Escola UFPel/FAU disponibilizado para realização de exposições das mais diversas formas de arte. O objetivo é de humanizar o ambiente hospitalar e popularizar a arte, levando-a às pessoas que por situações de saúde não dispõem de tempo para visitar museus e galerias. O Corredor Arte é um espaço que tem possibilitado a integralidade da atenção à saúde, onde a educação e a cultura atuam como forma de conhecimento e descontração, dando à arte também um valor terapêutico. O projeto surgiu de uma parceria entre o Hospital Escola UFPel/FAU e o então Instituto de Letras e Artes (ILA), atual Instituto de Artes e Design (IAD), através do projeto de extensão “Arte e Saúde”. A partir de dezembro de 2008 o Corredor Arte seguiu as atividades como um projeto de Humanização do Hospital Escola.

Serviço:
Exposição Impressões e imagens