Artesã pelotense conquista prêmio no 3º Salão Nacional de Cerâmica

5 de Julho de 2010

deise-goulart-foto-vinicius-costa.jpg Deise Goulart, integrante do projeto de extensão Transitar, coordenado pelo professor Paulo Damé, do Instituto de Artes e Design (IAD/UFPel), recebeu Menção Honrosa pela produção da peça “Capivara” na categoria Cerâmica Popular - Utilitário Decorativo, na terceira edição do Salão Nacional de Cerâmica. A artesã pelotense, que também integra o projeto Bichos do Mar de Dentro, do Sebrae-RS, revelou que foi estimulada pelo professor da UFPel a participar do Salão.

O Salão Nacional de Cerâmica, organizado a cada dois anos pelo Museu Alfredo Andersen (MAA), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, é um dos eventos mais tradicionais do setor no Brasil.

Em sua terceira edição, estará expondo 194 obras em três categorias: popular, artístico e design. São 131 artistas selecionados das cinco regiões brasileiras. A mostra, que tem entrada gratuita, fica aberta a visitação até o dia 3 de outubro.

Para entender melhor a divisão de categorias no Salão, na cerâmica popular concorrem artistas sem formação técnica, mas que dão continuidade à tradição familiar ou utilizam esta arte como meio de sobrevivência.

O segmento popular é dividido nas subcategorias religiosa, decorativa ou utilitária e folclórica. Para os jurados a grande surpresa foi perceber a produção artística que, em alguns casos, utilizava técnicas tradicionais em temas novos, recriados; e, em outros, acontecia o inverso: o uso de técnicas novas em temas tradicionais.

O Salão
Para a diretora do MAA, Roseli Fischer Bassler, o Salão instiga a pesquisa e a experimentação entre os ceramistas, e ainda a busca de novas propostas e conhecimento de novas técnicas. O evento é realizado pelo Museu Alfredo Andersen desde 1980.
O Salão Nacional de Cerâmica e o Congresso Nacional de Cerâmica são uma promoção da Secretaria de Estadual da Cultura e Museu Alfredo Andersen, em parceria com a Sociedade Amigos de Alfredo Andersen, Mineropar e Provopar.

Eventos paralelos
Dos dias 1º a 4 de julho foi realizado o 3º Congresso Nacional de Cerâmica, em paralelo ao Salão, no Sesc da Esquina (rua Visconde do Rio Branco, 969). Serão realizadas oficinas e palestras destinadas a ceramistas, artesãos, designers, pesquisadores e demais interessados na área da cerâmica.

No mesmo local e período, é promovida a 4ª Feira Nacional de Arte Cerâmica, em que há a comercialização e intercâmbio entre as produções regionais. Além disso, é possibilitado ao ceramista conhecer empresas que fabricam equipamentos para cerâmica, como refratários, fornos, massa cerâmica, etc.

(foto: vinícius costa)