Está aberta a possibilidade de alunos de licenciaturas da UFPel cumprirem metade do curso na Universidade de Coimbra, Portugal. Através de acordo de cooperação firmado em Brasília na quinta-feira (1) com a Universidade de Coimbra, a UFPel poderá se candidatar ao Edital do Programa de Licenciaturas Internacionais da Capes, desenvolvido com a instituição de ensino superior portuguesa. O acordo foi assinado na capital federal pelo vice-reitor da UFPel, professor Manoel Brenner de Moraes. O edital está publicado na página do Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais(Dipi), no endereço http://wp.ufpel.edu.br/dipi/ .
Poderão se candidatar alunos dos cursos de licenciatura em Química, Matemática, Artes (Música, Dança e Teatro), Educação Física, Biologia, Física e Letras (Português). As inscrições ocorrem somente desta terça(6) até a sexta-feira(9).
Se a UFPel for contemplada no Edital da Capes, os alunos selecionados terão a chance de estudar por dois anos em Coimbra. O diploma, neste caso, será validado pelas duas universidades, UFPel e Coimbra, o que possibilitará o trabalho na Comunidade Européia. Até 16 de julho a UFPel deve apresentar sua proposta no Edital da Capes. O resultado sai até 12 de agosto.