29º Simpósio Nacional de Educação Física tem abertura oficial

2 de Julho de 2010

nova-imagem1.JPG Em solenidade realizada nesta quinta-feira(1º), foi aberto oficialmente o XXIX Simpósio Nacional de Educação Física, promovido pela Escola de Educação Física (Esef). A abertura, que aconteceu na sede da Esef, teve a presença de alunos, funcionários, professores, membros da administração central e representantes dos cursos de Educação Física da Anhanguera e da FURG.O evento tem como tema a Educação Física e o Futebol: Diferentes Perspectivas.Profissionais renomados da área participam do evento que oferece mesas-redondas, mini-cursos, programações culturais e sessão de comunicações orais e pôsteres.

Dando início à solenidade, o diretor da Esef, professor José Francisco Schild, relembrou a história do simpósio que é realizado desde 1979, destacando que é um dos eventos acadêmicos mais antigos e ininterruptos do país. “Não tenho dúvida que todos irão ganhar muito com este simpósio. Levaremos para nossas casas o conhecimento e as novidades do esporte”, afirmou o diretor.

Para o diretor do Departamento de Extensão e Treinamento, João Nelci Brandalise, que representou o reitor Cesar Borges e o pró-reitor de extensão e cultura Luis Ernani Ávila, o sucesso do evento já pode ser notado no número de vezes que o evento aconteceu. Em seu discurso destacou a importância do tema, pois o esporte e, sobretudo, o futebol contribuem muito para a inserção social. Brandalise exemplificou a importância do futebol falando sobre a realidade da comunidade do entorno do Campus Porto que está fazendo parte do projeto Vizinhança. O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nesta região da cidade. Segundo ele, os moradores desta localidade têm orgulho pelo sucesso do meia-atacante do Internacional, Taison, que deu seus primeiros passos no futebol quando morava na comunidade. “Existem 130 crianças treinando no Osório Futebol Clube, tentando a mesma inserção que Taison conseguiu. Minha experiência no Vizinhança me fez perceber que o educador de esportes consegue fazer mais facilmente a inserção social”, afirmou Brandalise.

Representando a Pró-Reitoria de Graduação, a chefe do Núcleo de Bacharelado e Licenciaturas, Maria Luiza Menna de Oliveira, falou sobre o ponto de vista curricular dos cursos que são enriquecidos com este evento.A coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera, professora Raquel Silveira, formada pela UFPel, salientou a importância do evento para a formação do educador e parabenizou a Esef pela escolha do tema. “O assunto provoca tamanho fascínio e encantamento em nossas vidas e provoca a pensar nas questões de inclusão social”, disse. Também presente no evento, a coordenadora do curso de Educação Física da FURG, professora Raquel da Silveira, ressaltou que a participação da FURG dá início a possíveis articulações entre as instituições, proporcionando o diálogo e a troca de conhecimento.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física, professor Airton José Rombaldi, falou sobre a importância de manter este evento para que a pós-graduação siga e se fortaleça na instituição.Pondo fim à cerimônia, o coordenador do Simpósio, professor Luiz Carlos Rigo, lembrou do apoio que o evento teve do Ministério dos Esportes e ressaltou a participação dos alunos na organização do evento. “Os alunos participaram ativamente da organização.O Simpósio tem as qualidades e singularidades dos nossos alunos”, disse Rigo. O evento acontece até o dia 3 de julho e tem a participação de aproximadamente 400 alunos. Ao todo, 205 trabalhos serão apresentados.