Momento Pedagógico da Engenharia Hídrica discute Programa de Tutoria Curricular

14 de Junho de 2010

Vislumbrando a necessidade de reestruturação dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação, a professora Eliana Póvoas, pró-reitora de Graduação da UFPel, promoveu recentemente uma série de reuniões com a comunidade acadêmica, tendo como eixo especial das discussões a inserção da mobilidade curricular nos desenhos de cada Curso.

Para isso, a Coordenação do Curso de Engenharia Hídrica estabelece uma programação de atividades com a intenção de reavaliar e reestruturar seu Projeto Pedagógico, redesenhando-o com a participação efetiva da sua comunidade, partindo de um modelo que estabeleça fortes laços com o ideário de educação tutorial, empregada como ferramenta permanente da ação pedagógica. O Projeto Pedagógico do curso, conjunto de atividades planejadas e desenvolvidas por docentes e discentes, deverá garantir a formação do indivíduo percorrendo os caminhos que a sociedade contemporânea aponta num mundo do trabalho em constantes transformações.

Estas atividades serão programadas e organizadas para a busca de um desenho curricular que articule as disciplinas ao tempo necessário para o desenvolvimento de seus programas de curso e comprometa a comunidade acadêmica com os fazeres diários e possibilidades futuras. Tais disciplinas correspondem à formação geral, formação específica e formação profissional. Pressupõe-se que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem vão além das atividades desenvolvidas em sala de aula e, por isso, esses elementos devem ser planejados de tal maneira que atividades complementares sejam consideradas como curriculares visando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

Desta forma, o currículo da Engenharia Hídrica, buscando a indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, deverá ser concebido como um sistema articulado. Além da apropriação de conteúdos e de produção do conhecimento, incluirá o desenvolvimento, pelos alunos, de habilidades básicas, específicas e globais, de atitudes formativas, de análise crítica e de percepção mais global da sua atuação futura como profissional e como indivíduo de uma sociedade em permanente transformação. A intenção é de uma estrutura pedagógica que permita ao estudante ter mobilidade curricular.

Segundo Professor Gilberto L. Collares, coordenador do Curso, esta mobilidade inicia-se por uma ação tutorial, protagonizada pelo grupo de docentes que, no desenvolvimento e percepção de habilidades, necessidades e aptidões individuais dos alunos, auxiliam na construção de seus percursos formativos, permitindo e ou induzindo cursar disciplinas de outros campos do conhecimento, em outros cursos e até mesmo em outras instituições. Para tanto, um percentual da carga horária curricular atenderá estas intenções, consideradas como de Formação Livre.

A formação livre do discente da Engenharia Hídrica é composta de disciplinas e ou atividade elegidas pelo aluno, que estejam voltadas a vocação individual ou de grupo, orientadas pelos professores tutores. Os tutores, ao perceberem os interesses individuais dos alunos, encaminharão as propostas ao colegiado do curso, o qual avaliará a pertinência de tal atividade, e terá autonomia para definir o número de créditos a ser atribuído a cada atividade de formação livre, considerando um total máximo estabelecido.

Salienta-se que a grade curricular de formação específica do Engenheiro Hídrico é mantida como padrão a todos os alunos, sendo definida pelas disciplinas obrigatórias. Estas disciplinas definem o perfil geral de formação deste profissional. Também são ofertadas disciplinas optativas definidas no desenho curricular, porém cabe ao aluno definir quais as que se aproximam melhor em seu perfil e em suas prováveis áreas de atuação como profissional. No campo da mobilidade, a intenção do curso de Engenharia Hídrica é fazer uma graduação que permita a formação de profissionais com aptidões mais amplas e abrangentes respeitando as individualidades. Essas competências se dirigem as necessidades locais e devem ter a qualidade para competir na economia global.

Ao estabelecer no Projeto Pedagógico do curso a mobilidade curricular, outras formas de integralização curricular estarão disponibilizadas aos alunos, possibilitando percorrer outros saberes e buscar na sua formação interação com várias áreas do conhecimento.

Para tal, o curso de Engenharia Hídrica promove uma atividade continuada, denominada de “Momento Pedagógico”. Esta atividade ocorrerá todas as quartas-feiras pela manhã e objetiva propiciar um momento de interação entre docentes, discentes e técnico-administrativos voltados à discussão do Projeto Pedagógico do curso e de todas as questões voltadas ao ensino. O primeiro encontro da atividade “Momento Pedagógico” ocorrerá nesta quarta-feira, dia 16, e terá como tema central o estabelecimento do Programa de Tutoria Curricular.