Livro com participação de docente da FaE concorre ao Prêmio Jabuti

14 de Junho de 2010

abecedariobmp.jpg O livro “Abecedário: Educação da diferença” está sendo indicado para concorrer ao Prêmio Jabuti 2010 na categoria “Educação, Psicologia e Psicanálise”. A obra foi organizada pelos professores Julio Groppa Aquino (USP) e Sandra Corazza (UFRGS), possuindo verbetes (Plano e Níveis de ensino) escritos pela professora Carla Rodrigues da Faculdade de Educação da UFPel (FaE/UFPel).

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. As 21 categorias do Jabuti 2010 contemplam não só estilos - Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Reportagem, Biografia e Livro Infantil - mas também a Tradução, a Ilustração, a Capa e o Projeto Gráfico.

Esse livro envolve 33 autores imaginando e fabulando, em 46 verbetes, as questões: O que é a educação? O que é a pedagogia? O que é pensar? Disparatada, subversiva, desconcertante, perturbadora e enigmática, a obra propõe-se a agir em perspectiva nos labirintos do pensamento educacional e, assim, reinventá-lo. Sua graça-útil ou utilidade-graciosa consiste em funcionar como introdução à zona de variação contínua de uma educação da diferença.

“A Editora Papirus recentemente realizou a indicação, o que já é um grande prêmio. Sou grata aos colegas das diferentes universidades, com os quais conjugo meu trabalho, pelo apoio recebido. Estamos na torcida”, observa a professora Carla.