Coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Pinacoteca de São Paulo palestra na UFPel

11 de Junho de 2010

A coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro do Museu Pinacoteca de São Paulo, Valéria de Mendonça, estará presente no Curso de Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas(ICH) da UFPel, nos dias 15 e 16 de junho. Ela apresentará duas conferências aos alunos do curso e outros interessados. As conferências ocorrem na sede do curso, na rua Barão Santa Tecla, 408. A primeira palestra, A interação do Conservador-restaurador com os profissionais das instituições culturais, ocorrerá no dia 15, às 19h. A palestra Conservação preventiva de acervosserá realizada no dia 16, às 19h. O evento é organizado pelo curso de Conservação e Restauro e pelo Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Valéria de Mendonça é formada em Conservação-Restauração de Pintura de Cavalete e materiais diversos. Tem experiência profissional em coleções particulares e de museus. Desde 1993 trabalha na Pinacoteca do Estado de São Paulo como conservadora-restauradora sendo, desde 2001, Coordenadora do Laboratório deste museu. Valéria também executa laudos técnicos do estado de conservação de peças para documentação e movimentação de obras, viaja como “courier” acompanhando o transporte, embalagem e desembalagem de obras, acompanha montagens e desmontagens das exposições nacionais e internacionais. Executa também projetos para catalogação, banco de dados e armazenamento de coleções particulares e de outras instituições.