Trabalhos da UFPel premiados no SIM 2010

17 de Maio de 2010

Dois artigos produzidos por estudantes da UFPel receberam o “Best Paper Award - Undergraduate Work” no SIM 2010 - 25th South Symposium on Microelectronics, realizado na PUC-RS entre os dias 10 e 14 de maio.

Os artigos premiados foram escritos relatando resultados de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci) da UFPel. Ambos os artigos foram focados no desenvolvimento de hardware para a compressão de vídeos do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

Os títulos dos artigos premiados e a lista de autores são:
- A Dedicated Hardware Solution for the H.264/AVC Half-Pixel Interpolation Unit -
Marcel Moscarelli Corrêa, Mateus Thurow Schoenknecht e Luciano Volcan Agostini.
- A Low Cost Real Time Motion Estimation/Compensation Architecture for the H.264/AVC Video Coding Standard - Robson Sejanes Soares Dornelles e Luciano Volcan Agostini.

Na edição deste ano do SIM, foram quatro trabalhos premiados, sendo dois na categoria graduação, um na categoria mestrado e um na categoria doutorado. Foram dois prêmios na categoria graduação porque os dois artigos da UFPel ficaram empatados, com todos os revisores atribuindo notas máximas e indicando os artigos para premiação. Estes artigos concorreram com artigos provenientes de instituições como UFRGS, Furg, UCPel, Unipampa e IFSul. Os anais do evento foram publicados com o ISSN 2177-5176.