Professora da UFPel recebe distinção em Brasília

17 de Maio de 2010

distincao.JPG No último dia 13 de maio a professora Rosemar Gomes Lemos, do Instituto de Física e Matemática (IFM/UFPel), a convite da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com o apoio da Reitoria da UFPel, esteve em Brasília para receber menção honrosa, referente ao trabalho “Grupo DEA - Construindo Conhecimento e Fazendo Arte - 21 De Março - Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”.

mencao-honrosa.JPG O trabalho tem como autores a própria docente e as acadêmicas Lisiane G. Lemos (Direito/UFPel), Nadiele Pires (Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais/Furg) e Daniele Santiago (Letras/UFPel). A distinção foi entregue pelo ministro-chefe da SEPPIR, Eloi Ferreira Araújo.

O trabalho, fruto do projeto de extensão - Grupo Design Escola e Arte (DEA) - desenvolvido pelos graduandos Alan Gonçalves, Daniele Santiago, Débora Alves, Gabriel Gomes da Silva, Helena de Faria, Lanna Collares, Lisiane Lemos, Nadiele Pires, Paulo Paiva, Rafael dos Santos Ferreira e William Machado, orientados pelas professoras Rosemar G. Lemos(DTGC/IFM), Ana Paula Araújo (DTGC/IFM) e Ivone Homrich (Direito/UFPel), foi apresentado no 1º Seminário sobre a população negra na ciência e tecnologia, promovido pela Universidadede São Paulo (USP).

A professora Rosemar Lemos possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFPel, é professora graduada em Esquema 1 pela UCPel, com Especialização e Mestrado em Química pela UFPel, doutorado em Engenharia Civil pela UFRGS e doutorado na área de novos materiais pela Universidade de Aveiro - Portugal. Atualmente, é professora adjunta da UFPel, lotada no IFM, onde exerce a chefia do Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional (DTGC).