Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Professor da UFPel recebe prêmio nos Estados Unidos

17 de Maio de 2010

odir.jpg O professor Odir Dellagostin foi agraciado com uma Menção Honrosa no prêmio “Moselio Schaechter Distinguished Service Award” concedido pela Sociedade Americana de Microbiologia (ASM). O prêmio é destinado a membros da entidade que tenham demonstrado liderança exemplar e comprometimento com o avanço da microbiologia na pesquisa, educação e desenvolvimento tecnológico em países em desenvolvimento. “É um destaque muito importante, pois representa o reconhecimento internacional da qualidade do trabalho desenvolvido na UFPel”, ressaltou Dellagostin.

O professor Odir graduou-se em Medicina Veterinária pela UFPel em 1989. Após concluir seu doutorado em Biologia Molecular na Inglaterra em 1995, retornou para o Centro de Biotecnologia da UFPel onde passou a desenvolver pesquisas visando o desenvolvimento de vacinas recombinantes. Desde então, ele já orientou um grande número de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. De 2003 a janeiro de 2005, exerceu o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel. De 2005 a 2010, coordenou o Centro de Biotecnologia e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, o qual é avaliado como um dos melhores programas de Biotecnologia do país. Atualmente é diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec/UFPel). Em fevereiro último passou a integrar a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, indicado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como especialista na área animal.

Na pesquisa o professor Dellagostin é reconhecido como um expoente em sua área de atuação. Pesquisador do CNPq categoria 1A, já publicou 87 artigos científicos, principalmente em revistas internacionais, sendo 44 nos últimos três anos. Responsável pela captação de um grande volume de recursos para a realização de projetos de pesquisa, recentemente ele aprovou um projeto Fapergs/CNPq de apoio a grupos de excelência (Pronex). “Todas estas realizações foram consideradas para a concessão do prêmio pela ASM, porém é necessário destacar que isso tudo é resultado do trabalho de uma grande equipe, e este mérito é também dos alunos, funcionários e colegas professores que participam ou participaram desta equipe”, reconheceu o professor Odir.

A entrega do prêmio ocorrerá no próximo dia 25, na cidade de San Diego, Califórnia, durante o 110º Congresso da Sociedade Americana de Microbiologia.

Seção: Notícias