A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estará presente no Projeto Rondon 2010 com três projetos, a serem desenvolvidos em julho nas três operações - Catirina, no Maranhão; Rei do Baião, em Pernambuco; e Mamoré, em Rondônia. Os coordenadores são os professores Suzana Lanzetta (Administração), Beatriz Helena Gomes Rocha (Biologia) e Paulo Gaiger (Teatro).
Segundo Paulo Gaiger, coordenador do Projeto Rondon na Universidade, a UFPel é uma das instituições com maior representatividade no programa. De oito projetos apresentados, teve três aprovados. Cerca de 100 alunos das diversas áreas acadêmicas, efetuaram sua inscrição, manifestando o interesse em atuar no programa. Destes, serão convidados para capacitação cerca de 70 que, preferencialmente, já estejam comprometidos em projetos de extensão e/ou ensino e pesquisa, para, a partir daí, participarem da seleção final.
Em sintonia com a política do Rondon 2010, a participação da UFPel tem um perfil multidisciplinar. Nesse sentido, serão formadas equipes multidisciplinares, selecionando participantes que não sejam especialistas, mas que tenham uma visão global e possam representar as diversas áreas do conhecimento.
“O eixo norteador eleito para o Projeto em 2010 e, de algum modo presente nos três projetos da UFPel, são as Artes, a partir da constatação de que as artes representam não apenas um valor em si, mas algo muito forte na construção da cidadania e do aspecto social”, explica o coordenador.
Participaram da elaboração dos projetos aprovados pela UFPel estudantes dos cursos de Biologia, Enfermagem, Medicina, Administração e Odontologia.