PRG inscreve para Ciclo de Debates sobre o Direito Social à Educação

14 de Maio de 2010

cartaz.JPG A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) informa que estão abertas as inscrições para o “I Ciclo de Debates sobre o Direito Social à Educação: Educação Básica e o acesso ao Ensino Superior”, a realizar-se nos dias 20 e 21 de maio, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), campus Capão do Leão. As inscrições estarão abertas no período de 13 a 18 de maio. Para fazer a inscrição, visite a página do evento, que é a http://prg.ufpel.edu.br/ciclo_de_debates.php.

Este ciclo de debates tem como tema central o direito social à educação, focando as políticas públicas de acesso ao ensino superior.
As demandas sociais originadas pela crescente compreensão política acerca do direito à diversidade perspectivada pela educação inclusiva se constituem em desafios a serem enfrentados pela educação brasileira.

No bojo destas questões, as clivagens existentes entre educação básica e educação superior emergem no cenário contemporâneo como problemáticas a serem resolvidas a partir do entendimento de que é preciso superar as dicotomias, historicamente construídas, em prol de um entendimento político que atribui à educação um caráter sistêmico e integrado.

Inscrita nesta possibilidade de compreensão, a Universidade Federal de Pelotas, propõe a abertura de ciclos de debates sobre a educação superior como forma de potencializar espaços para o diálogo com os anseios dos diferentes conjuntos de atores sociais envolvidos nestes processos de modo a contribuir na construção de um sistema educacional articulado e com qualidade social para todos.

O evento objetiva atingir participantes dos diferentes setores da educação de toda a comunidade de Pelotas e da região. Este evento também integra o “Programa de formação integração do professor ingressante a cultura acadêmica da UFPEL”.

Dia 20 de maio de 2010
9h - Credenciamento
9h 30min - Atividade Cultural
10h - Abertura oficial do I Ciclo de Debates sobre Educação
Políticas de expansão da Universidade Pública: fios e teias de uma nova tessitura.
Conferência: Prof.ª Dra. Maria Lúcia Cavalli Neder - Reitora da UFMT
14h - A Graduação na UFPel: mostra sobre os cursos de graduação da UFPel.
16h - Coquetel de Confraternização
Dia 21 de maio de 2010
8h 30min - Painel: Experiências institucionais de processos seletivos para ingresso no Ensino Superior no Estado do RS.
Representantes das IFES do RS:
Evelise Fraga - Pró-Reitora de Planejamento da UFCSPA
Maria Adélia Pinhal de Carlos - Presidente da COPERSE da UFRGS
Me. Edgar César Durante - Presidente da COPERSE da UFSM
Dr. Cláudio Manoel da Cunha Duarte - Diretor Executivo do CES - UFPEL
Dra. Cleuza Maria Sobral Dias - Pró-Reitora de Graduação da FURG
Me. Carlos Aurélio Dilli Gonçalves - UNIPAMPA
Dr. Norberto Hoppen - Vice-Reitor da UNIPAMPA
Mediador: Dr. Cláudio Manoel da Cunha Duarte - Diretor Executivo do CES - UFPEL
10h - Coffee-break
10h 30min - Painel: O direito social a educação na perspectiva da educação inclusiva
Prof.ª Dra. Tatiana Bolivar Lebedeff - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPEL