Professor da UFRGS profere aula inaugural 2010 da Engenharia Civil

12 de Maio de 2010

aula-inaugural-2010-da-engenharia-civil.jpg Na manhã da sexta-feira (7), o diretor do Laboratório de Aerodinâmica das Construções da UFRGS, engenheiro civil e professor Acir Mércio Loredo-Souza, proferiu a Aula Inaugural de 2010 do curso de Engenharia Civil.

O professor Acir é Ph.D. pela University of Western Ontario, Canadá e atua na pesquisa, ensino e consultoria em Engenharia do Vento. Sua área de concentração engloba o estudo da ação e efeitos do vento em edificações, pessoas e o meio ambiente, bem como, atividades relacionadas à redução de desastres naturais, com ênfase à prevenção de acidentes causados pelo vento.

O palestrante apresentou o tema “O Túnel de Vento como ferramenta de projeto na Arquitetura e na Engenharia Civil”, enfatizando sua importância, tanto em relação à segurança das estruturas, quanto à economia obtida e ao conforto dos usuários.

O evento contou com número expressivo de participantes, alunos de ambas as turmas do curso, acadêmicos de outros cursos e instituições, além de professores e convidados.

Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Tereza Pouey, a palestra, além do caráter técnico, teve como objetivo marcar o início do ano letivo de 2010 e o ingresso da segunda turma do curso. Conforme a professora, a Aula Inaugural foi exitosa pela importância do tema e pela qualidade do palestrante, comprovada pela aprovação unânime destes itens obtida na avaliação do evento.