Jornada de Educação Patrimonial em Jaguarão

12 de Maio de 2010

A Jornada de Educação Patrimonial do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, com o título Educação para o Patrimônio em Estudos Interdisciplinares, coordenada pelos professores Fábio Vergara Cerqueira, Maria Letícia Mazzucchi Ferreira e Francisca Ferreira Michelon, a ser realizada no dia 22 de maio, na cidade de Jaguarão, contará com a participação de professores e alunos do programa. Entre os palestrantes, destacamos a participação do atual coordenador do programa, o professor Paulo Ricardo Pezat.

Durante a Jornada, ocorrerá o lançamento em Jaguarão da publicação em CD que dá nome a esta atividade: Educação para o Patrimônio em Estudos Interdisciplinares, levada a público em dezembro de 2009, com um total de 22 artigos, que abordam a temática patrimonial sob quatro enfoques distintos: cidade e patrimônio; patrimônio industrial; arte e patrimônio; e acervo e memória.

Alguns destes enfoques serão abordados, com destaque aos papers relativos à temática da cidade.

A programação poderá sofrer algumas alterações até a data da realização, mas o quadro geral já está desenhado. Isto significa que pode haver alteração em títulos e acréscimo de algum palestrante, professor ou (ex-)aluno do PPGMP.

Manhã
Sobre a cidade, a memória e o patrimônio - conversando com Sandra.
Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira

Patrimônio industrial: descobrindo a memória nos lugares de trabalho
Profa. Maria Leticia Mazzucchi Ferreira

As biografias e a memória