Comunicado sobre Assistência Estudantil

10 de Maio de 2010

1) O recente processo seletivo realizado no inicio de 2010 (SISU-MEC) resultou na expansão do número de novos alunos em todos os cursos de graduação da UFPel. Por conseguinte, foi necessária a ampliação do apoio e assistência dos estudantes atendendo a legislação em vigor.

2) Em virtude do escasso número de vagas na atual Casa do Estudante da UFPel e tendo como princípio propiciar as mínimas condições de atendimento digno aos alunos que necessitam de apoio à alimentação, transporte e moradia, o Reitor Cesar Borges determinou a concessão desses benefícios a quase uma centena de alunos oriundos de outros estados da federação.

3) Dentre estes benefícios, destaca-se o Auxílio Moradia (no valor de R$ 300,00, trezentos reais, mensais), criado para atender emergencialmente alunos que buscaram a Casa do Estudante, sem, contudo, poder nela ingressar pela ausência de vagas. Atualmente, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis examina cerca de 220 pedidos de Auxílio Moradia, cuja avaliação sócio-econômica dos requerentes deverá estar concluída no próximo mês de junho.

4) A decisão do Reitor é manter o Auxílio Moradia pelo período de, no mínimo, um ano, destinado a todos os alunos selecionados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis que excederem o número de vagas eventualmente existentes na Casa do Estudante.

5) A conclusão do processo de seleção para concessão do Auxilio Moradia será comunicado no “site” da UFPel e os alunos contemplados deverão oportunamente se dirigir à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para as providencias cabíveis.