Aula Inaugural da Engenharia Sanitária e Ambiental aborda tema relevante

10 de Maio de 2010

aula-eng-ambiental.JPG Na sexta-feira(7) foi realizada, no Centro de Integração do Mercosul, a Aula Inaugural do  Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, ministrada pelo engenheiro Marcio R. de Freitas. A palestra prendeu a atenção do público presente, pela excelente apresentação, ao abordar um tema de grande repercussão na atualidade - Crescimento Econômico versus Desenvolvimento Sustentável -, assunto muitas vezes polêmico, principalmente no meio político, entre os países desenvolvidos e os chamados emergentes.

País em desenvolvimento ou país emergente são termos geralmente usados para descrever um país que possui um padrão de vida relativamente baixo, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado. A classificação de países é difícil, visto que não existe uma única definição internacionalmente reconhecida de país desenvolvido e os níveis de desenvolvimento, econômico e social, podem variar muito dentro do grupo dos países em desenvolvimento, sendo que alguns desses países possuem alto padrão de vida médio.