Projeto Tertúlias Musicais retorna dia 14

6 de Maio de 2010

marcelo.jpg Ocorre na próxima sexta-feira, dia 14 de maio, a primeira edição de 2010 das Tertúlias Musicais. O evento acontecerá no Conservatório de Música da UFPel, na rua Félix da Cunha, 651, às 19h. Na oportunidade, estarão se apresentando o coordenador das Tertúlias Musicais, o pianista e professor Marcelo Macedo Cazarré, e convidados. Participarão da noite musical os pianistas Laira Campos, Washington Rodrigues e Luisa Beatriz de Araújo Morselli. No programa, obras de compositores espanhóis e brasileiros, com explicações didáticas a cargo do professor Marcelo Cazarré.

Marcelo Macedo Cazarré
Nasceu em Porto Alegre em 1972. Iniciou seus estudos no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA)- Bagé, RS; onde cursou Piano, Flauta-Doce e Teoria e Solfejo. Em 1995 graduou-se no Bacharelado em Música - Piano na Universidade Federal de Santa Maria, onde foi monitor de graduação e bolsista de pesquisa da Fundação de Amparo a pesquisa no Rio Grande do Sul. Em 1998 obteve o grau de Mestre em Práticas Interpretativas - Piano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Doutor em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado estágios de pesquisa em Portugal (Universidade Nova da Lisboa) e na Inglaterra (British Library). Em todos estes graus sempre obteve a nota máxima com unanimidade pelas bancas examinadoras.

Participou de diversos concursos artísticos nacionais de flauta e piano, onde obteve vários prêmios, tais como o primeiro prêmio concurso Sebastian Benda anos de 1989 e 1993 e o primeiro prêmio Concurso Amadeus 1991.

Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento em técnica e repertório pianístico no Brasil, Cuba, Alemanha, Espanha e Portugal. Foi bolsista do governo da Espanha e da Fundação “Pássaro e Profeta” de Konz - Alemanha. Desde 1992 realiza trabalho de aperfeiçoamento artístico com a virtuose gaúcha Olinda Alessandrini.

Desde 1996 é professor concursado da Universidade Federal de Pelotas onde ministra classes de Percepção Musical e Piano, além das atividades docentes coordenou a realização da “I, II, III e IV Semanas de Piano da UFPel” e o “I, II e III Concurso Infanto-Juvenil de Piano Milton de Lemos” eventos que reuniram pianistas de todo o país. Desenvolve projetos de pesquisa como a “Musicoteca do Conservatório de Música da UFPel” e a “Música para piano nos saraus do RS”. Em 2006 coordenou a “I conferência sobre Ensino de Piano da Região Sul” realizada na UFSM. Publicou artigos em Revistas acadêmicas como Em Pauta (UFRGS), Expressa Extensão (UFPel), Revista do CM - UFPel, Caixa Expressiva (Unimet), dentre outras.

Dedica-se à investigação, execução e divulgação da música ibero-americana para piano do século XIX e início do século XX. Participou da gravação do CD Erudito I, uma promoção da prefeitura Municipal de Porto Alegre, tendo gravado a obra do compositor Luis Cosme, para piano solo.

Em maio de 2000 lançou seu primeiro livro pela gráfica e editora da UFPel intitulado “A Trajetória das Danças de Negros na Literatura Pianística Brasileira”. Em 2005 fez parte da equipe de escritores do livro “História Iconográfica do Conservatório de Música da UFPel”, sob os auspícios da Lei de Incentivo a Cultura (LIC- RS).

É professor convidado das classes de acompanhamento do Festival Internacional de Música “Verões Musicais 2003 e 2004″ - Gramado, RS. Sua formação artística e sua técnica interpretativa advêm da assimilação da cultura dos mais de dezesseis países que esteve, seja como aluno de cursos de aperfeiçoamento, visitante, palestrante ou concertista.

RECITAL DE MÚSICA ESPANHOLA e BRASILEIRA PARA PIANO

ISAAC ALBENIZ

Granada

Castilla