UFPel representada em congresso internacional no Uruguai

3 de Maio de 2010

eulacias.JPG Professores do Departamento de Solos e alunos dos cursos de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA) e em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF) da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel) palestraram no “1er Congreso Latinoamericano y Europeo en Co-innovación de Sistemas Sostenibles de Sustento Rural”, realizado no período de 28 a 30 de abril em Minas, Uruguai.
No total foram seis trabalhos apresentados oralmente pelos professores Ana Cláudia R. Lima, Hélvio D. Casalinho e Luis Eduardo A. S. Suzuki, e pelos pós graduandos Samira J. S. Audeh e Fioravante J. dos Santos.
O congresso foi organizado pelo projeto Eulacias, que é integrado por um consórcio de instituições européias e latinoamericanas de ensino e pesquisa. Tal projeto tem o objetivo de reverter o uso insustentável dos recursos naturais utilizados na agricultura, bem como os resultados econômicos insuficientes dos agricultores familiares latino-americanos, combinando métodos participativos de inovação e envolvendo diversos atores, como pesquisadores, extensionistas e agricultores.
Segundo o grupo de professores, o congresso possibilitou a troca de experiências e o estabelecimento e/ou fortalecimento de vínculos entre os grupos de pesquisadores de instituições latinoamericanas e européias envolvidos de forma interdisciplinar em busca do Desenvolvimento Rural Sustentável.