Recepção aos calouros da Ciência da Computação

19 de Abril de 2010

dsc04265.JPG O PET Computação e o Diretório Acadêmico Blaise Pascal estão organizando uma série de atividades para recepção dos calouros do Curso de Ciência da Computação (já com 15 anos de existência na UFPel) e de Engenharia de Computação (que está iniciando em 2010).

Como trote solidário, os calouros dos dois cursos, bem como todo o corpo discente e docente, foram convidados a doar sangue. A doação coletiva aconteceu no último dia 12 (segunda-feira). O ônibus do Hemocentro Regional de Pelotas se deslocou até o campus da UFPel para coletar as doações. Foram mais de 30 doações só de alunos e professores dos cursos de Computação da UFPel. A foto mostra alguns dos doadores e organizadores junto ao ônibus que recebeu as doações.

Além disso, cada calouro foi convidado a doar 3Kg de alimentos não perecíveis que serão doados para instituições de caridade. Até agora foram coletados mais de 50Kg de alimentos, mas a coleta segue por mais uma semana. A entrega dos alimentos será realizada, em data ainda não definida, por um grupo de alunos do PET, do DA e de representantes dos calouros. Neste momento está planejada também uma tarde de atividades onde os alunos serão voluntários junto à entidade beneficiada. Como momento festivo, foi realizado, na última quinta-feira, um churrasco de recepção aos calouros. Cerca de 140 integrantes das comunidades discente e docente da área de Computação da UFPel se fizeram presentes. A festa foi um momento importante e civilizado para dar as boas vindas aos calouros e integrá-los aos colegas e professores.

Segundo o professor Luciano Agostini, tutor do PET Computação, “A organização destas atividades teve por objetivo acolher os alunos recém chegados à UFPel e direcionar as energias da comunidade de Computação da UFPel para atividades de integração e de relevância social e não para os tradicionais e violentos trotes. Afinal, estudantes e professores universitários, como parte de uma elite intelectual, têm a obrigação de dar exemplos de civilidade e de comprometimento com a comunidade que os sustenta. Felizmente conseguimos mobilizar a nossa comunidade para ações positivas e esperamos que tal iniciativa se mantenha nos próximos semestres.”

A organização destas atividades contou com a colaboração de vários alunos e professores, mas cabe destacar a participação dos alunos do PET Pâmela Gnutzmann, Vinícius Possani, Vítor de Ataídes, Paulo Fernandes e Dieison Silveira e os alunos do DA André Margarin, Leandro Guedes e Daniel Debastiani. Além do tutor do PET, os professores Júlio Mattos (Coordenador do Curso de Engenharia de Computação), Paulo Ferreira Jr. (Coordenador do Curso de Ciência da Computação) e Leomar Rosa Jr. também contribuíram muito para o sucesso destas ações.