PREC abre inscrições ao Projeto Rondon 2010

19 de Abril de 2010

Com vistas a atender ao convite da Coordenação-Geral do Projeto Rondon às Instituições de Ensino Superior (IES) para participarem das operações Rei do Baião, Catirina, e Mamoré, que acontecem em julho deste ano, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC/UFPel) definiu o seguinte encaminhamento:

Coordenação dos trabalhos: Prof. Paulo Gaiger/9968.2606 paulogaiger@gmail.com.
Inscrições de propostas de projetos: até as 12 h de 19 de abril
Inscrições de alunos: até o dia 23 de abril

Para tanto, solicita-se que os interessados em participar do programa encaminhem as propostas de trabalho ao e-mail do professor Paulo Gaiger até as 12h de 19 de abril.

Maiores informações estão disponíveis no sítio do Ministério da Defesa (www.defesa.gov.br/projetorondon). A divulgação das propostas de trabalho selecionadas será realizada dia 7 de maio, no sítio do Ministério.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através do Núcleo de Projeto Rondon, coordenado pelo professor Paulo Gaiger, convida a todos discentes da UFPel, com interesse em participar da operação Rondon 2010, a realizarem sua inscrição até o dia 23 de abril, na Pró-Reitoria (DEXT). Para os inscritos, será oferecido curso de capacitação à Operação Rondon. Caso a(s) proposta(s) da Universidade seja(m) aprovada(s), a seleção dos rondonistas será realizada pelo Núcleo de Projeto Rondon após o término da capacitação.

Segundo critérios do convite do Ministério da Defesa, os rondonistas deverão estar cursando a segunda metade da graduação e não devem ter participado de operações anteriores do Projeto Rondon.

Locais de atuação
As três operações programadas vão até o dia 1° de agosto. A Operação denominada “Catirina” será realizada em 22 municípios do centro-norte do estado do Maranhão. Já a Operação “Rei do Baião”, será no extremo oeste do estado de Pernambuco, também em 22 municípios da região e a operação “Mamoré”, em 16 municípios do estado de Rondônia, ao longo da BR-364.

O Exército Brasileiro e a FAB prestarão o apoio logístico às operações. Entre as novidades deste ano estão: o aumento do número de rondonistas por equipe, e diferentes ações para cada operação. As ações de cidadania, bem-estar, desenvolvimento local e sustentável serão desenvolvidas pelos universitários e professores, de forma voluntária, em municípios carentes do Brasil. As atividades estão programadas para começar no próximo dia 9 de julho.