Pós-graduação em Química realiza palestra

15 de Abril de 2010

Ocorrerá nesta segunda-feira(19), às 8h30min, no mini-auditório do Instituto de Química e Geociências(IQG), no campus Capão do Leão, a palestra “Massa Molar e Densidade - Propriedades Críticas na Produção de Polietilenos de Alta Densidade”, ministrada pela professora Silvia Rosane Rodrigues, da Unilasalle, de Canoas.

A realização é do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel.

Resumo da Palestra:

Este seminário terá como foco o polietileno de alta densidade, entre os diversos polímeros produzidos industrialmente, sendo discutido desde a origem do mesmo, até o produto final da chamada indústria de 2ª geração. Uma indústria de 2ª geração integra, junto com outras indústrias, um complexo petroquímico dentro do qual são produzidas as resinas poliolefínicas. Será verificado um processo de conversão do eteno em polietileno e especialmente a importância do controle da massa molar e da densidade no processo produtivo deste tipo de polímero e como tais propriedades são medidas para acompanhamento do processo produtivo e controle do produto final.

Sobre a palestrante:

Silvia Rosane Rodrigues, possui graduação em Licenciatura em Química pela Unilasalle e mestrado em Química pela UFRGS. Professora no curso de Química do Unilasalle com foco em Química Inorgânica. Na indústria tem atuado no planejamento de ensaios de laboratório, análise dos resultados emitindo parecer técnico a respeito; pesquisa em bancos de dados de patentes, legislações; desenvolvimento/atualização de métodos analíticos e procedimentos de ensaios e adequação à normas nacionais/internacionais; avaliação e desenvolvimento de novos fornecedores e insumos mediante análises; análise de especificações técnicas de clientes, negociação e estabelecimento de acordos de especificação; resposta consultas técnicas de clientes; realização de auditoria interna da qualidade e ambiental. Pesquisa nos seguintes temas: silica, metalocenos, polimerização com eteno, caracterização de catalisadores e caracterização de polímeros.