Diretora do Conservatório de Música apresenta conferência no México

14 de Abril de 2010

A professora Isabel Porto Nogueira, diretora do Conservatório de Música da UFPel, esteve, em 23 de março, proferindo uma conferência no Seminário Internacional de Estudos de Género en el Arte, evento que fez parte do XIV Encuentro Internacional - X Encuentro Iberoamericano de Mujeres en el Arte, realizado na cidade do México, de 28 de fevereiro a 27 de março último.

A professora apresentou a conferência Interpretaciones visuales de mujeres en la musica al sur de Brasil en 1920, trabalho de pesquisa realizado em conjunto com a professora dra. Francisca Ferreira Michelon, do Instituto de Artes e Design (IAD).

O evento foi uma promoção conjunta entre a Universidade Autônoma do México, o Instituto Nacional de Antropologia e História e a Comuarte - Colectivo Internacional Mujeres en el Arte, tendo como temática geral “Tejiendo redes en el arte en el bicentenario - Los derechos de las mujeres”.

O encontro esteve dedicado à artista Leonora Carrington, pertencente ao movimento surrealista, e que foi homenageada com o troféu Coatlicue ao final do evento.

A professora Isabel Nogueira foi a única musicóloga brasileira convidada ao evento, como diretora da Comuarte - Brasil.