Cônsul do Japão formaliza doação de equipamentos à UFPel

14 de Abril de 2010

consul-1.JPG consul-2.JPG Em visita realizada no final da manhã desta quarta-feira(14), o Cônsul do Japão, Shigehiro Takeuchi, formalizou a entrega à Universidade Federal de Pelotas(UFPel) de importantes equipamentos para a área da saúde, adquiridos através de doação do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana no Brasil, desenvolvido pelo governo japonês. Os equipamentos trarão benefícios diretos à comunidade regional, através do atendimento prestado por duas unidades da Universidade.

O ato, presidido pelo reitor Cesar Borges, contou com a presença de representantes da comunidade japonesa de Pelotas, autoridades ligadas à área da Saúde, representantes das faculdades de Medicina e Odontologia, sendo também prestigiado pela deputada estadual Leila Fetter, representando a Assembleia Legislativa do RS.

Na Faculdade de Odontologia, ocorreu a cerimônia de entrega de um sistema de Radiografia Digital (Raio-X Digital), que, pela maior praticidade, permitirá dobrar os atendimentos, oferecendo também menor risco de exposição aos pacientes. Por ser um aparelho com tecnologia digital, não requer o uso de líquidos e metais pesados, não gerando agentes poluentes ao meio ambiente. Em instituições públicas de ensino, aparelho similar só é encontrado na UFRGS, USP e Unicamp.

consul-3.JPG consul-4.JPG Já no Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amílcar Gigante, o cônsul japonês realizou a entrega de um conjunto de equipamentos médico-hospitalares para a instalação do Ambulatório de Diabetes e Hipertensão. Com a chegada desses equipamentos, o serviço aguarda apenas a liberação de verba do Governo do Estado destinada à compra de mobiliário, para entrar em funcionamento. O Ambulatório será um centro de referência no tratamento de Diabetes e Hipertensão, atendendo a 23 municípios da região.

Ao abrir a solenidade, o reitor Cesar Borges disse que a doação dos equipamentos reativa o intercâmbio com o Japão, iniciado pela Universidade em sua primeira gestão na Reitoria da UFPel, no ano de 1993, mas que não teve continuidade, e propôs a formação de acordos com universidades japonesas e a oferta de curso de língua japonesa na UFPel e, se houver interesse, de língua portuguesa, no Japão. Ele destacou o trabalho do servidor Maurício Silva, que, ao detectar a possibilidade de trzer para a Universidade o apoio do governo japonês, empenhou-se na elaboração dos projetos, juntamente com a diretora da Faculdade de Odontologia, Márcia Pinto e sua equipe, e com a coordenadora do Ambulatório de Diabetes e Hipertensão, Vera Silveira, e sua assessora direta, enfermeira Ilânia Braga.

De sua parte, o cônsul Shigehiro Takeuchi, afirmou que a Universidade já está colhendo os frutos da parceria com o Japão e disse esperar que os equipamentos sejam usados para dar maior eficiência aos atendimentos de saúde prestados pela UFPel. “Não exigimos um retorno; são suficientes a satisfação e o agradecimento de quem está recebendo, principalmente por saber que pacientes de 23 municípios serão beneficiados. É importante que os equipamentos sejam aproveitados pelo maior tempo possível, com uma manutenção adequada”, observou.

Antes de encerrar a visita, a comitiva de japoneses ainda visitou as instalações do Serviço de Hemodiálise e do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, ambas no Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amílcar Gigante.

Como se dá a doação pelo programa japonês - O Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana no Brasil, através dos Consulados, disponibiliza oportunidades de apoio a projetos de assistência comunitária, que, a partir do levantamento de demandas, poderão vir a ser contemplados. No caso da Faculdade de Odontologia, foi dada a oportunidade de que apresentasse uma necessidade pontual. Segundo a diretora, Márcia Pinto, o Raio-X Digital foi o escolhido pelos benefícios que trará nos aspectos já citados, além do econômico, e também porque o aparelho poderá ser usado por toda a Faculdade.

Segundo o presidente da Associação N.B. de Pelotas, Nagayori Yamaguchi, os equipamentos para o Ambulatório de Diabetes e Hipertensão constituem um pleito encaminhado pela própria comunidade japonesa de Pelotas, sensível à importância desse serviço, que, agora, está mais perto de ser oferecido à população regional.