Dando início à execução das metas propostas pela Pró-Reitoria de Graduação da UFPel, nesta segunda-feira (13) ocorreu reunião da equipe da Pró-Reitoria de Graduação com representantes docentes e discentes da Faculdade de Letras e com representantes da Pró-Reitoria de Extensão, no Centro de Integração do Mercosul.
A reunião objetivou iniciar a reflexão relativa à construção de projetos pedagógicos para cursos de ensino superior, assim como dar efetividade à meta de construção/reconstrução dos Projetos Pedagógicos de cursos novos e antigos da UFPel, incluindo a análise de suas atuais arquiteturas curriculares.
Em que pese o reconhecimento da história da universidade em seus processos de graduação, a Pró-Reitoria de Graduação tem a consciência de que a fragmentação, hierarquização e distribuição dos saberes que configuram a estrutura acadêmica, hoje, pouco contribuem para a instauração de uma política de formação mais plural e inclusiva, impedindo que a diversidade das áreas de conhecimento possa ser potencializadora da pesquisa e da extensão universitária.
Conforme a Pró-Reitoria, o compromisso basilar com a qualidade da educação superior pública implica necessariamente no respeito às divergências, na garantia das liberdades de expressão e no fortalecimento da autonomia acadêmica, afastando dessa forma o mero exercício da burocratização e da normatização institucional.
A Pró-Reitoria de Graduação está agradecendo a participação da Faculdade de Letras no processo, que se desenvolverá durante as próximas semanas, em todas as unidades acadêmicas da UFPel.