Pós em Química promove palestra nesta quarta(14)

13 de Abril de 2010

Ocorrerá nesta quarta-feira(14), às 14h, no mini-auditório do Intituto de Química e Geociências(IQG), numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Química, a palestra “ESTUDO DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS, ESTRUTURAIS E BIOLÓGICAS DAS ESPÉCIES POLYGALA PANICULATA E POLYGALA PULCHELLA”, ministrada pela professora Fabiana Missau, do IQG.

Resumo da Palestra

As espécies Polygala paniculata e Polygala pulchella são usadas na medicina popular para o controle e tratamento de várias doenças. A metodologia de isolamento e caracterização envolve técnicas de fracionamento cromatográfico, recristalizações, e análises espectroscópicas de Infravermelho, Raio-X, Ressonância Magnética Nuclear de 1H, 13C, DEPT, HMQC, HMBC, COSY, NOESY e espectrometria de Massas. Juntamente com o estudo fitoquímico foram realizados ensaios biológicos.
Os resultados mostram a importância do estudo fitoquímico e atividade biológica de espécies usadas na medicina popular, verificando através de ensaios biológicos, o potencial terapêutico destas plantas.

Sobre a palestrante

Fabiana C. Missau possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Química Orgânica (Produtos Naturais) com o Prof. Dr. Ademir F. Morel pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2003), doutorado em Química Orgânica (Produtos Naturais) com o Prof. Dr. Moacir G. Pizzolatti pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2008) e pós-doutorado em Farmácia-Toxicologia sob a supervisão do Prof. Dr. Ernani Pinto pela Universidade de São Paulo-USP (2009). Atualmente é bolsista PNPD (pós-doutorado) na Universidade Federal de Pelotas-UFPel, sob a supervisão da Prof. Dra. Raquel G. Jacob. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente no isolamento, caracterização e elucidação estrutural de compostos isolados de plantas. Participou de trabalhos envolvendo principalmente Rhamnaceae, Polygalaceae, alcalóides ciclopeptídicos, xantonas, cumarinas, macroalgas e atividade antimicrobiana, antifúngica, antioxidante, antinociceptiva, antiinflamatória e protetora gástrica.