A Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia(FEO) da UFPel já está em novas instalações, localizadas no segundo andar do campus Porto da UFPel, no antigo frigorífico Anglo. Ato realizado na tarde desta segunda-feira(12) marcou o começo das atividades da Faculdade no novo campus. A Enfermagem é a segunda unidade acadêmica a instalar-se no campus. A primeira foi a Faculdade de Letras, localizada no térreo do prédio, onde também já funciona a Reitoria da Instituição.
A cerimônia contou com as presenças do reitor Cesar Borges, do vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes, de pró-reitores, diretores de unidades, autoridades da área da saúde e de professores, alunos e funcionários da Faculdade.
Em seu discurso, a diretora da Faculdade, professora Luciane Kantorski, lembrou que a conquista de um espaço físico adequado foi uma luta também das direções anteriores da unidade. Registrou que a unidade já formou 988 profissionais, 260 especialistas e 11 mestres. Passam a estudar no local 434 acadêmicos, entre a graduação e a pós-graduação.
“É um novo começo mas também um momento de prestar contas”, observou a diretora, recordando alguns objetivos alcançados em sua administração na unidade, como a ampliação do ingresso de alunos de graduação e de pós-graduação, a criação da residência multiprofissional em Oncologia e a ampliação da área física. A professora Luciane agradeceu a confiança depositada pelo reitor na Faculdade, concretizada por meio da delegação de espaços importantes na atividade universitária.
Após a fala da diretora, a Faculdade prestou homenagens ao reitor Cesar Borges, ao pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Élio Paulo Zonta, às professoras Emília Nalva da Silva e Ildete Bahia da Luz, a todos os funcionários, na pessoa do servidor Deraldo Nunes, e aos alunos, representados pelo acadêmico Guilherme Pinheiro. A própria professora Luciane também foi homenageada pela comunidade da Enfermagem.
Em sua manifestação, o reitor da UFPel ressaltou a ocupação do novo campus pelas unidades acadêmicas, primeiro a Faculdade de Letras e agora a de Enfermagem e Obstetrícia. Recordou o começo da Faculdade, com o trabalho das professoras baianas que vieram para Pelotas com o objetivo de colaborar na instalação do curso.
Borges, em seu discurso, anunciou que o novo campus terá espaço, no térreo do conjunto de prédios, destinado a abrigar os diretórios acadêmicos dos dez cursos que funcionarão no local. O reitor homenageou os professores e funcionários aposentados da Faculdade e os servidores Ângelo e Cledi, respectivamente responsáveis pela infraestrutura e obras no campus.
No fim do ato, ocorreu descerramento de placa pelo reitor e pela diretora da Faculdade.