Corredor Arte do HE apresenta exposição Espectro, de Helena Dias

12 de Abril de 2010

publico-do-corredor-arte-contempla-a-exposicao.JPG Através da fotografia, a artista plástica Helena Dias faz uma nova leitura do cotidiano. As imagens mostram o que seria temporário, se não fosse registrado, o reflexo.

foto-corredor.JPG Formada em Artes Plásticas pela UFPel, onde é professora de Fotografia, Helena conta que sempre gostou de fotografar, mas o registro habitual era muito comum. “Eu queria ousar, fazer alguma coisa diferente”, conta. Foi depois de captar sem a intenção, o próprio reflexo em uma foto, que Helena gostou do resultado e passou a provocar esta situação. Passou então a produzir fotos em vários ângulos e locais analisando as cores e formas refletidas no suporte. A ideia de trabalhar com reflexos vem sempre acompanhada de uma fantasia provocada pela casualidade. Esta é a sensação que o visitante poderá sentir na exposição “Espectro”.

As sobreposições de informações que podem ser observadas de diferentes perspectivas, pois a informação não percebida no primeiro olhar. “Se a pessoa passar rápido pelas fotos pode não chamar a atenção, passar batido. Mas se ela olhar atentamente vai achar intrigante, vai gerar questionamentos”, comenta a artista. “Não é intencional, mas é o que acaba acontecendo”, explica. A exposição é a melhor forma de transmitir esta experiência, onde as pessoas podem vivenciar aquilo que ela vivenciou ao fotografar, vendo a si mesma e o mundo ao redor de outra forma.

Com um olhar voltado a fotografia, percebeu que a foto de uma obra artística, também poderia ser tão interessante quanto a obra, pois produzia reflexos e nuances inesperados. Esta mostra conta com fotografias de reflexos em exposições como a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre e Arte no Porto, em Pelotas, além de trazer registros feitos em suas viagens.

A exposição Espectro pode ser visitada até o dia 20 de abril, no Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU (rua Prof. Araújo, 538).