Professora é premiada em Simpósio na USP

9 de Abril de 2010

dsc00229.JPG dsc00296modificado.jpg dea.jpg No Brasil, o número de pesquisadores negros que atuam em Ciência e Tecnologia é bastante restrito e está distante da representatividade dessa população na sociedade. Para debater este tema e buscar caminhos que pudessem levar a uma mudança dessa realidade, cientistas brasileiros e estrangeiros se reuniram entre os dias 6 e 8 de abril no campus de Pirassununga da USP para o primeiro simpósio A População Negra na Ciência e Tecnologia.

O evento resultou da parceria entre a SEPPIR e USP - Universidade de São Paulo - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da (FZEA/USP) e Laboratório de Física Aplicada e Computacional (LAFAC/FZEA/USP). O simpósio teve como palestrantes os pesquisadores: Alberto Pompa Nuñes, da Universidade Agrária de Havana (Cuba); Geri Augusto, da Universidade de Brown (EUA); Henrique Cunha Junior, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Lúcia Mutaquileno Lucas e Mário Lisbôa Theodoro, ambos da Universidade José Eduardo dos Santos (Angola); Samuel Kofi Baidoo, Universidade de Minnesota (EUA); e Sônia Guimarães, professora adjunta do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Gerente do Projeto de Sensores de Radiação Infravermelha (SINFRA), do Instituto Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) (Disponível em: http://www4.usp.br/index.php/ciencias/18604- simposio-discute-insercao-de-negros-na-ciencia-e-tecnologia).

A UFPEL foi representada e premiada com Menção Honrosa neste evento pela apresentação do trabalho intitulado: “GRUPO D.E.A - CONSTRUINDO CONHECIMENTO E FAZENDO ARTE - 21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL”, de autoria da Prof. Dra. Rosemar Gomes Lemos, lotada no Departamento de Desenho Técnico e Computacional (DTGC)/IFM e das acadêmicas Lisiane G. Lemos (Direito/UFPEL), Nadiele Pires (Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais/FURG) e Daniele Santiago (Letras/UFPEL). O trabalho descreve a forma como o grupo D.E.A. faz uso da tecnologia e do design para auxiliar a comunidade escolar nos níveis fundamental, médio e E.J.A. no cumprimento da lei 11.645/2008.

O grupo Design, Escola e Arte (DTGC/IFM/UFPel), composto pelos graduandos Alan Gonçalves, Daniele Santiago, Helena de Faria, Lanna Collares, Lisiane Lemos, Nadiele Pires, Paulo Paiva, Gabriel Gomes da Silva, Rafael dos Santos Ferreira e William Machado e orientados pelas Professoras Rosemar G. Lemos(DTGC/IFM), Ana Paula Araújo (DTGC/IFM) e Ivone Homrich (Direito/UFPEL) buscou, através da realização de um Projeto de Extensão, a reflexão sobre o preconceito racial a partir de questões históricas, geográficas e manifestações artísticas. O grupo ministrou oficinas nas escolas públicas do Município de Pelotas tendo como temática orientadora os 50 anos do Massacre de Sharpeville e, por conseguinte o Dia Internacional De Luta Para Erradicação Da Discriminação Racial (21/03), instituído pela ONU. Foram oferecidas nos dias 22 e 23 de março no Instituto Assis Brasil, Escolas Piratinino de Almeida, Cassiano do Nascimento, Ginásio do Areal e CAIC - Pestano, sendo atingida a marca de 1000 alunos.

Estas atividades foram resultado de um convênio entre o Grupo e a Secretaria de Projetos Especiais - Prefeitura Municipal de Pelotas, coordenada pela Secretária Cláudia Ferreira, fornecendo material, transporte e intermediando o contato para agendamento com as escolas. As produções artísticas, literárias e culturais dos alunos das escolas públicas foram divulgadas pelo grupo D.E.A, na internet, no site http://picasaweb.google.com.b /deaufpel/. Acredita-se que esta conquista trará consigo a possibilidade novas realizaçõesna área da extensão por parte do grupo D.E.A. A ida da professora Rosemar só foi possível graças ao apoio da UFPel/IFM e da Prefeitura Municipal de Pelotas.