Alunos do Centro de Genômica e Fitomelhoramento ganham prêmios em São Paulo. Cultivares criadas pelo Centro são aprovadas

9 de Abril de 2010

Três alunos do Centro de Genômica e Fitomelhoramento da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem) da UFPel ganharam prêmios na XXX Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa em Aveia, realizada em São Carlos-SP, de 5 a 8 de abril. A aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia Maraisa Crestani ganhou o primeiro lugar no Prêmio Jovem Pesquisador em Aveia, na categoria Pós-Graduação.

Os alunos do curso de Agronomia Solange Silveira e Cristiano Zimmer ganharam o primeiro e o segundo lugares na categoria graduação, respectivamente. Além dos prêmios, foram aprovadas duas cultivares de Aveia branca criadas pelo CGF denominadas de FAEM 04 -CARLASUL, que tem alta produtividade de grãos e FAEM 05-CHIARASUL, que apresenta porte baixo e alto rendimento industrial do grão.

O Programa de Melhoramento de aveia do CGF/DFT/FAEM começou em 1996 e já lançou cinco cultivares de aveia branca. Hoje é coordenado pelos professores Antonio Costa de Oliveira e Luciano Carlos da Maia e ainda conta com a colaboração do professor Fernando Irajá Félix de Carvalho, aposentado.