Engenharia Hídrica promove a II Barcada

8 de Abril de 2010

O curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel, em ação conjunta de seus alunos e professores, promove neste sábado(10) a II Barcada da Engenharia Hídrica, atividade de cunho didático pedagógico que visa proporcionar um momento de reconhecimento dos ambientes e estruturas hídricas locais e de confraternização entre alunos, professores da Engenharia, administração da UFPel e comunidade parceira. Apoiado pela SOAMAR-Pelotas, Sociedade dos Amigos da Marinha, na pessoa de seu presidente, José Ilton Schlee, pelo Clube Veleiros Saldanha da Gama, na pessoa de seu comodoro, Renato Alves, e demais membros da diretoria, seus associados e por diversas empresas locais.
O curso de Engenharia Hídrica da UFPel, com a missão singular no fortalecimento da geração de conhecimentos nas mais distintas áreas que envolvem o recurso natural água, conta com forte visão interdisciplinar, aproveita como laboratório os ambientes naturais dessa paisagem do sul do Brasil ricos para descrever processos, sistemas e circuitos hídricos, interagindo assim com as necessidades da sociedade organizada no enfrentamento e contribuir técnica e cientificamente para a conservação e usos desse importante recurso.
Atividades exploratórias e continuadas na paisagem local pelos novos personagens que protagonizam essa graduação permitem estabelecer fortes laços de relação com o ambiente para que as necessárias técnicas, tecnologias e conhecimentos desenvolvidos e adquiridos sejam experimentados. Sinalizar para a sociedade os compromissos que a Universidade assume com a criação de novos Cursos requer um estreitamento nas ações cotidianas e com isso oportunizar novos e interessantes momentos de relacionamentos com o ambiente e com a comunidade local.
Esta é a segunda atividade direcionada aos alunos calouros, sendo que a primeira foi a realização do “Trote Ecológico”, uma atividade de caráter educativo e de conscientização, especialmente preparada para a recepção dos calouros da Engenharia Hídrica da UFPel.
O transitar pelos cursos d’água da região é uma ação de reconhecimento e que tem a intenção de impactar positivamente aos que começam a percorrer novos caminhos. A II Barcada se realizará nas águas do Canal São Gonçalo e no entorno da Laguna dos Patos permitindo a visualização desses ambientes hídricos e de algumas importantes obras hidráulicas de elevada importância regional, quer seja pelas questões ambientais, sociais ou econômicas. Além disso, esse evento permitirá que a comunidade de Pelotas e de seu entorno percebam a importância desse novo Curso e das suas fortes relações com as questões de gestão, uso e conservação da água, necessários para a manutenção da vida no planeta.
O objetivo principal desta atividade é estimular nos alunos que começam a graduação em Engenharia Hídrica um despertar de valores que concorram para o estabelecimento de uma relação melhorada entre os recursos hídricos da região, ambiente e o ser humano, visando o uso e gestão responsável desses recursos nos sistemas artificiais ou naturais, bem como a valorização, manutenção e recuperação do conjunto dos patrimônios cultural e natural da região. Essa atividade permitirá o reconhecimento desse espaço e das interfaces com a atividade humana, percebendo seus usos e caminhos através de uma barcada que contará com um mínimo de 15 embarcações devidamente selecionadas e confirmadas para tal que percorrerão o Canal São Gonçalo, saindo do Clube Veleiro Saldanha da Gama com destino a Barragem Eclusa do São Gonçalo, retornando até a Barra do Canal São Gonçalo com a Laguna dos Patos e, posteriormente percorrendo parte do Arroio Pelotas até as históricas Charqueadas de Pelotas.
A II Barcada será uma atividade desenvolvida pela coordenação do curso, através do professor Gilberto Loguercio Collares e dos alunos de III semestre da Engenharia Hídrica aos seus calouros, do Grupo PET EH, professores e colaboradores o qual já está integrado ao Projeto Pedagógico do Curso, sendo este um evento de caráter permanente. Serão disponibilizadas embarcações dos Associados ao Clube Veleiros Saldanha da Gama e de outros colaboradores e/ou patrocinadores, destinados ao transporte de todo o grupo e se desenvolverá durante o dia 10 de abril, sábado, e a saída será as 9h00min do Clube Veleiro Saldanha da Gama, na rua Margem do São Gonçalo, 200 (final da rua Tiradentes). O evento terá um momento final de confraternização com um almoço no Clube Veleiro Saldanha da Gama contando com a presença de todos os participantes.