Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel tem planejamento ambiental

7 de Abril de 2010

Com o crescimento da Universidade Federal de Pelotas, através do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais(Reuni), surgiu a necessidade de uma maior preocupação com as questões ambientais. Neste contexto, a UFPel criou um Plano de Gestão Ambiental para que o desenvolvimento estivesse em plena harmonia com o Meio Ambiente, buscando a sustentabilidade e a qualidade ambiental.

img_4898.jpgPara tanto, o Planejamento Ambiental foi estudado e produzido no decorrer de alguns anos. Em 2005, surgiu um grupo de estudos para tratar sobre os resíduos sólidos produzidos pela Universidade. Em 2007, foi criado um projeto piloto para a gestão dos resíduos hospitalares do Hospital de Clínicas Veterinárias. Em 2008, este projeto virou realidade e todos os resíduos passaram a ser coletados da forma correta, inclusive os passivos ambientais (resíduos acumulados anteriormente). O projeto foi ampliado para mais 22 setores, incluindo o Hospital Escola, o Ambulatório do Campus Capão do Leão, o Ambulatório da Faculdade de Medicina e as Unidades Básicas de Saúde do Centro Social Urbano, Areal Fundos e da Vila Municipal. A coleta dos materiais é realizada por uma empresa da grande Porto Alegre, especializada em soluções seguras para estes resíduos.

Em 2008, através do grupo, foi criado o Núcleo de Saneamento Ambiental que passou a atual nomenclatura em 2009, Coordenadoria de Gestão Ambiental. No mesmo ano, a Coordenadoria promoveu o curso de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde para os servidores da Universidade que formou a primeira turma em setembro. Em constante crescimento, todas as atividades da UFPel, já incluem em seus projetos os critérios de sustentabilidade, dando prioridade para soluções contínuas e não temporárias. No Campus Porto, por exemplo, lixeiras coloridas foram distribuídas nas salas para dar início ao processo.

O Planejamento Ambiental da UFPel foi baseado em leis e normas nacionais, entre elas a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um projeto que possui um papel importante na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade sócio ambiental, no âmbito da administração pública. Outro parâmetro do projeto é a Política Nacional do Meio Ambiente. O plano segue ainda as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e o Decreto Presidencial 5.940 de 25 de dezembro de 2006 que determina que todo o órgão público doe os resíduos recicláveis para cooperativas de catadores.

O projeto prevê, além das ações já iniciadas, o programa Resíduo Zero, que tem a finalidade de eliminar todos os resíduos que hoje vão para o aterro sanitário. Desta forma, os resíduos recicláveis serão doados e os resíduos orgânicos compostados. “Essa ação, se adotada por todos os órgãos e instituições, reduziria a quantidade de resíduos no aterro sanitário municipal, aumentando a sua vida útil”, explicou o coordenador de Gestão Ambiental, Pablo Mendes.

A equipe também trabalha no projeto de energias renováveis e aproveitamento da água da chuva. Segundo o coordenador, o aproveitamento da água da chuva em descargas e limpeza de pisos poderá reduzir em até 80% o consumo de água potável na Universidade. “Se este tipo de projeto fosse adotado por todos, resolveríamos o problema de falta d’água, diminuiríamos a pressão nos reservatórios e receberíamos água de melhor qualidade nas torneiras”, afirmou Pablo Mendes.

Outra preocupação da UFPel é com a coleta e tratamento de lâmpadas, pilhas e baterias. O projeto entrará em atividade nos próximos meses, porém os setores da Universidade já armazenam os materiais, aguardando o devido tratamento.

“Nosso objetivo é adequar toda a estrutura da UFPel às normas ambientais”, afirmou Pablo Mendes. “Os recursos naturais são finitos. É obrigação de todos agir localmente na solução de problemas ambientais regionais. Devemos agir mais para obter resultados aceitáveis e mudar os velhos hábitos”, finalizou.

Livro

capa_manual-ambiental1-216x300.JPGDentro deste contexto de conscientização e educação ambiental, a UFPel lançou o livro “Manual Ambiental para Instituições de Ensino Fundamental e Médio” de autoria do coordenador de Gestão Ambiental, Pablo Mendes e da educadora ambiental Luciara Bilhalva. O livro objetiva oferecer instrumentos para possibilitar o início da discussão e reflexão sobre as questões ambientais junto a comunidade escolar, contribuindo na formação de cidadãos comprometidos com a preservação e a sustentabilidade. Apesar do seu título direcionado para as escolas de ensino médio e fundamental, a obra fornece ideias e dicas para todos que querem mudar os velhos hábitos e contribuir com a preservação do meio ambiente.

Simpósio

Em outubro de 2008, a UFPel participou do IV Simpósio Internacional de Gestão de Resíduos em Universidades que aconteceu na Universidade de Brasília (UnB) que objetivou unir instituições de nível superior em torno do tema. De 09 a 11 de novembro será a vez da UFPel receber os especialistas para a quinta edição do evento.

Site

Outra novidade é o site da Coordenadoria de Gestão Ambiental disponível no endereço www.ufpel.edu.br/gestaoambiental. O site contém informações sobre o planejamento e o link para download do Manual Ambiental para Instituições de Ensino Fundamental e Médio.

Seção: Notícias