UFPel investirá R$ 10 milhões em moradia para mil estudantes

7 de Abril de 2010

Com a adesão da Universidade Federal de Pelotas ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Pelotas tomou contornos de polo nacional de educação. Dos 3.125 calouros de 2010, 70% não são de Pelotas e, deste percentual, 30% são do Rio Grande do Sul. Apenas Acre, Sergipe e Amapá não possuem acadêmicos na UFPel.

“O atendimento às necessidades de moradia e alimentação dos estudantes é prioridade para a Universidade”, afirmou o reitor da instituição, Cesar Borges. Neste sentido, a UFPel está desenvolvendo projetos para suprir a necessidade que surgiu. A administração central da Universidade já havia adquirido, em 2010, área na rua Conde de Porto Alegre com a finalidade de construir a nova Casa do Estudante e um Restaurante-Escola. O projeto inicial daria espaço para 450 estudantes; porém, com a nova demanda, está sendo modificado para garantir a moradia de mil estudantes, o que envolverá um investimento na ordem de R$ 10 milhões. Borges deverá ir a Brasília em breve para, num encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, pedir apoio suplementar para a execução da obra. Outro projeto está sendo desenvolvido para o Campus Capão do Leão. A Vila Universitária terá capacidade para 300 acadêmicos.

Para suprir a necessidade a curto prazo, a Universidade está liberando bolsas emergenciais de auxílio moradia no valor de R$ 300,00, complementadas com bolsas de auxílio alimentação e transporte. Mais de 90 estudantes já receberam o benefício. Esta medida foi tomada até o resultado da análise sócio-econômica pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis que deverá sair em maio deste ano, podendo, conforme o resultado, serem mantidas as bolsas de auxílio moradia.