Ambulatório Central completa um ano de atividade

16 de Março de 2010

img_3202.JPGO Ambulatório Central da Faculdade de Medicina da UFPel completa um ano de funcionamento nesta terça-feira (16). Com um ambiente moderno, profissionais capacitados e atendimento especializado, o Ambulatório prestou aproximadamente 52 mil atendimentos no período.

Localizado no conhecido prédio do “Paliteiro”, em área próxima ao Terminal Rodoviário, o Ambulatório foi idealizado no final da primeira gestão do reitor Cesar Borges (1993-1996). Depois de interrompida por oito anos, a obra foi concluída no segundo mandato de Cesar Borges (2005-2008). O Ambulatório foi construído com verba do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Corede Sul), com base na votação que colocou o Ambulatório como prioridade da população. Cerca de R$ 2 milhões foram utilizados para construir e equipar o local.

Com 83 profissionais da área de saúde, divididos em 25 especialidades, o Ambulatório presta à população atendimento nas áreas de Saúde Mental, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Cirúrgica e Médica. O atendimento é realizado através do SUS, com agendamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde. “Aumentamos a capacidade de atendimento na região, oferecendo à população atendimento especializado em um ambiente moderno e totalmente climatizado”, destacou o diretor da Faculdade de Medicina, professor Farid Nader. Outro prédio está sendo construído junto ao Ambulatório, com a conclusão da obra mais duas especialidades serão oferecidas ao público, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Entre os diferenciais do Ambulatório está o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que é referência na região no tratamento da Aids. O serviço totalizou 4 mil atendimentos durante o período. Outro diferencial é o Centro de Aplicação e Monitoração de Medicamentos Injetáveis (Cammi) que, até agora, tratou 225 pacientes com Hepatite C. Para o diretor Farid Nader, o Cammi é um serviço essencial para a região. “O Cammi disponibiliza para a população uma retaguarda médica especializada em hepatite. A medicação para o tratamento da hepatite é muito cara e o Ambulatório trata gratuitamente os pacientes. Além disso, nunca mais faltou a medicação na região”, afirmou o diretor. O Ambulatório também é o único da região especializado em Genética e Alergia.

Além de oferecer serviços de qualidade à população, o espaço oferece aos alunos da Universidade um ambiente preparado para a prática e aperfeiçoamento. A partir do terceiro semestre o aluno começa a ter contato direto com os pacientes, acompanhando os médicos que são seus preceptores.