Prorrogadas inscrições para pós-graduação em Ciências e Tecnologia na Educação

11 de Março de 2010

Foram prorrogadas até o dia 22 deste mês as inscrições para os interessados em participar do curso de Pós-Graduação Lato Sensu Ciências e Tecnologia na Educação, promovido pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG), através do Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (Necim). A prorrogação foi motivada pela expressiva demanda e em função do reinício do período normal das atividades.
O curso, cujo objetivo é qualificar e formar professores para atuarem no Ensino Básico, tendo como referencial a importância de conteúdos socialmente contextualizados e o desenvolvimento de tecnologias educacionais e metodologias, terá carga horária de 360 horas em disciplinas e mais 100 horas para a elaboração do artigo científico de conclusão, num total de 460, distribuídas em três semestres letivos.
Direcionado às áreas do Ensino Básico, Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias da Educação, visa, também, a ampliar o saber e a inserção dos participantes na compreensão das práticas desse grau de ensino em âmbito escolar, favorecendo a apropriação crítica de conhecimentos históricos, pedagógicos, didáticos e metodológicos sobre o tema; e contribuir para a construção de novos fazeres e olhares sobre a prática docente em diversas instâncias de atuação possíveis, como escolas, cursos superiores, centros de pesquisa, entre outros.
O coordenador-geral do Necim, professor Vitor Hugo Borba Manzke, ressaltou que a Pós-Graduação Ciências e Tecnologias na Educação é dirigido, preferencialmente, a profissionais graduados em licenciaturas de cursos na área de Ciências da Natureza e/ou Matemática, que atuam em escolas públicas; interessados em aprofundar estudos sobre a pratica docente no Ensino Básico e na formação inicial e continuada de professores. Informou, ainda, que é 30 o total de vagas ofertadas.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, no Necim, Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça”, na avenida Ildefonso Simões Lopes, 2791, Pelotas, RS, CEP 96060-290, ou via correio, postada com AR ou Sedex, destinadas ao mesmo endereço, com data de postagem até 22 de março.
Os interessados deverão apresentar uma Carta, dirigida ao coordenador do Curso, expondo as razões de sua candidatura e a intenção do projeto a ser desenvolvido, que poderá ser alterado durante o curso, visando ao artigo final; curriculum vitae, preferencialmente no modelo Plataforma Lattes (CNPQ); fotocópias do diploma de graduação (frente e verso), do RG e do CPF; e formulário de inscrição preenchido e assinado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O curso terá o seguinte conteúdo programático: Fundamentos Históricos e Filosóficos das Ciências; Pesquisa em Educação; Ensino através de projetos; Informática para Educadores; Produção de textos científicos; Tópicos do ensino de Ciências; Tópicos do ensino de Biologia; Tópicos do ensino de Química; Tópicos do ensino de Física; Tópicos do ensino de Matemática; Tecnologias na Educação; e Orientação de Projeto.

CORPO DOCENTE

O corpo docente está assim formado:
Prof.Dr. Vitor Hugo Borba Manzke
Profª Drª Vera Lucia Bobrowski
Prof.Dr. José Eduardo Figueiredo Dornelles
Prof.Dr. Paulo Romeu Gonçalves
Prof.Dr.Geonir Machado Siqueira
Prof.Dr.Rogério Antonio Freitag
Prof.Dr.Marcos André Betemps
Prof.Me.Christiano Nogueira
Profª Drª Rosa Maria Vicari -UFRGS
Profª Me.Rose de Pinho Vargas
Prof.Dr.Cláudio Fernando André -UFPB
Prof.Dr. Luis Alberto Brettas
Prof.Me.Ramão Francisco Magalhães
Profª Drª Laiza Canielas Krause
Prof. Cristiano da Silva Bus
Profª. Maria da Conceição Martins - IPB/Portugal
Prof. Esp. Marchiori Quevedo
Prof. Dr. Ricardo Sainz

Quaisquer outras informações sobre o Curso de Pós-Graduação poderão ser obtidas na sede do Necim, pelo e-mail necim.ufpel@gmail.com , ou através do telefone (53) 3277.6700, ramal 46.