Matrículas para aluno especial Mestrado em Filosofia

11 de Março de 2010

Estarão abertas de 15 a 19 de março, das 15 às 19h, as matrículas para aluno especial do Mestrado em Filosofia. A matrícula terá lugar na secretaria do Mestrado em Filosofia ISP/UFPel, Campus das Ciências Sociais, 2º andar (rua Alberto Rosa, 154). Maiores informações no site do Programa
(www.ufpel.edu.br/isp/ppgfil), seção Editais, ou pelo e-mail: ppgfilosofia@ufpel.edu.br.

As disciplinas oferecidas são:

Disciplina ‘Genealogia e Crítica da Moral’
Dia e Horário: Segunda-feira, 14 horas
Ministrante: Prof. Dr. Clademir Araldi
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Hume: as paixões e a moral. Vício e virtude. Simpatia, benevolência, compaixão. Vontade e paixões diretas. Aproximações e pontos de contato entre as investigações sobre a moral de D. Hume e F. Nietzsche. Nietzsche: A História natural da moral. Os projetos da vontade de poder: os instintos, as paixões e os afetos na moral naturalizada. Vontade de poder como moral: acerca da espiritualização das paixões. As virtudes da nobreza e a decadência do homem do rebanho. O individualismo e o egoísmo do tipo da moral nobre.

Disciplina ‘As virtudes na filosofia medieval’
Dia e Horário: Terça-feira, 14 horas
Ministrante: Prof. Dr. Sérgio Strefling
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: Analisar a primeira parte da obra “O Defensor da Paz” de Marsílio de Pádua, destacando a virtude da cidadania no século XIV. Esclarecer conceitos fundamentais da política medieval como preparação da modernidade. Imbricar conceitos da ética e da política de Marsílio com a realidade contemporânea.

Disciplina ‘Elementos de Filosofia do Direito’
Dia e Horário: Quarta-feira, 14 horas
Ministrante: Prof. Dr. Joãosinho Beckenkamp
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: O jusnaturalismo e a racionalidade do direito. Razão, liberdade e direito: a possibilidade de uma dedução puramente racional do direito. Concepções filosóficas do direito natural. Direito e justiça: concepções. Direito natural ou racional e direito positivo. Facticidade e validade do direito como problema da filosofia do direito. Direito, sociedade e Estado. Direito privado e direito público. Da racionalidade do Estado. O Estado como garantia ou promotor do direito. O desenvolvimento do direito e do Estado na história contemporânea: o nascimento da biopolítica e suas conseqüências para a compreensão do direito.

Disciplina ‘Virtude e Felicidade’
Dia e Horário: Quinta-feira, 14 horas
Ministrante: Prof. Dr. Denis Coitinho Silveira
Carga horária/créditos: 68/04
Ementa: A Ética de Platão: questões de método. Dialética Ascendente e Descendente. Teoria Perfeccionista do Bem. Virtude e Felicidade. Conhecimento e Verdade. Górgias e a Virtude da Justiça. Teoria da Justiça na Politieia (República). Virtude e Lei no Politicus e Leis.