Calouros de Medicina de Pelotas e Rio Grande dão exemplo com trote solidário

9 de Março de 2010

As atividades de doação de sangue e arrecadação de alimentos não perecíveis iniciam no dia 11 e se estendem até o final de março. A iniciativa é das Associações de Turmas Médicas (ATMs) com apoio do Departamento Universitário da Associação Médica do RS (AMRIGS) e do Núcleo Acadêmico SIMERS.

Enquanto em algumas universidades do Brasil perdura o trote selvagem de estudantes de medicina, no Rio Grande do Sul centenas de calouros repetem atos de solidariedade. Pelo terceiro ano consecutivo, os Centros Acadêmicos e veteranos de cursos de medicina de Universidades de Pelotas e Rio Grande -UFPel, UCPel, Furg - além de PUCRS, UFCSPA, UFRGS E Unisc, dão exemplo com o Trote Solidário.
“A proposta é de realizar um trote, ritual que marca o ingresso na Universidade, que promova a integração entre os estudantes e, ao mesmo tempo, que traga benefício à sociedade”, relembra Cleber Santos Júnior, diretor do Departamento Universitário AMRIGS (DU-AMRIGS). Segundo ele, o objetivo é superar as 30 toneladas de alimentos arrecadados em 2009, doações que foram repassadas a mais de 20 entidades beneficentes que atuam com a população carente na Capital e interior.
Sem violência e humilhação
Cleber Santos Júnior comenta que cabe a cada Universidade e seus acadêmicos optarem pela realização ou não do Trote Tradicional (com brincadeiras e pinturas), porém, defende que não haja violência, humilhação e que cabe a cada “bixo” optar pela participação no trote. O diretor do DU-AMRIGS ainda ressalta que é fundamental incentivar a realização do Trote Solidário, visando o despertar precoce do acadêmico de medicina “para o sentimento de dedicação ao ser humano e o espírito de solidariedade tão importante na prática médica”.
Os bixos e veteranos gaúchos também querem provar que a solução para atos de violência não é expurgar o trote, como já ocorre em algumas instituições.

“As atividades não satisfazem apenas um ritual de recepção na universidade. Estamos certos de que ao doar sangue ou falar com as pessoas em busca de donativos, estamos moldando um médico mais humano e sensível aos problemas da sociedade”, destaca o presidente do Núcleo Acadêmico do SIMERS e aluno do quinto ano da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto (UFSCPA), Marcos Mendonça.
Doação de sangue
A primeira doação de sangue será em Pelotas, no dia 11 de março. Na sexta, dia 12, será a vez de bixos da UFRGS e da PUC-RS comparecem aos bancos de sangue em Porto Alegre. No dia 26, os alunos da Furg, em Rio Grande, cumprirão o mesmo ritual. A iniciativa ajudará a elevar estoques, sempre em baixa, de hospitais que atendem SUS e de hemocentros.
Doação de alimentos
No próximo final de semana (entre sexta e domingo) e nos dias 27 e 28, ocorrerão as coletas de alimentos em redes de supermercados em Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande e Santa Cruz do Sul. Para isso, as ATMs que promovem o Trote Solidário contam com a colaboração do Walmart (redes Big e Nacional) e Pois Pois (Pelotas).
Confraternização segura
O DU-AMRIGS promove a VIª Recepção aos Calouros de Medicina do Rio Grande do Sul, no dia 27 de março, às 21 horas, no Teatro da entidade.
No evento haverá uma conversa informal com os futuros médicos, que abordará as questões acadêmicas - metodologia de ensino, perspectivas, residência médica e ética na medicina - e apresentará as entidades médicas. São aguardados cerca de 600 calouros oriundos das 11 escolas médicas do RS.

Logo após, acontece a festa de confraternização dos calouros de medicina intitulada Med Party, que chega à sua quarta edição. A festa tem início às 23h.
Durante a festa, AMRIGS E SIMERS se dedicam a iniciativas que alertam para os danos do álcool para a sociedade, devido a doenças, acidentes e violência. As entidades também farão de carona segura (no retorno da festa) e incentiva ao menor consumo de bebidas alcoólicas.

Veja como será a ação:

Doação de sangue:
Dia 11: UCPEL (hemocentro)
Dia 12: UFRGS (Clínicas e HPS) e PUC-RS (São Lucas e Hemocentro)
Dia 26: FURG (Santa Casa), UFSCPA (Conceição e Santa Casa) e UFPEL (hemocentro)
Data a ser definida: Unisc (Hemovida)

Arrecadação de alimentos:
Dias 12 e 13: FURG (Nacional e Big)
Dias 13 e 14: UCPEL (Nacional, Big e Pois Pois), PUCRS (Nacional e Big), UFRGS (Nacional e Big) e UNISC (Nacional)
Dias 27 e 28: UFPEL (Nacional, Big e Pois Pois) e UFSCPA (Nacional e Big)