Aluno do IQG retorna de estágio no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron

8 de Março de 2010

inauguracao-lnls.JPG Marcius Andrei Ullmann, aluno do Laboratório de Materiais e Catálise (LMC) e do curso de Química do Instituto de Química e Geociências (IQG/UFPel), um dos 18 alunos de graduação selecionados - entre mais de 350 candidatos das áreas de engenharia, química e física do país e da América do Sul - para uma bolsa estágio no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em São Paulo, retornou recentemente de seu estágio, com excelente aproveitamento.
Em especial, o conhecimento e a prática adquirida na microscopia de força atômica serão aplicados em breve no Centro de Microscopia da UFPel, como uma ferramenta para o desenvolvimento e o estudo científico do conhecimento de Materiais Avançados, tanto para os sistemas biológicos, como o DNA, quanto para os o sistemas Inorgânicos, como processadores de micromputadores, catalisadores, morfologia de nanoestruturas e plantas, dentre outros.
Ainda no mês de março, no período de 22 a 26, alunos do Curso de Engenharia de Materiais da UFPel, orientados dos professores Margarete R. F. Gonçalves, Neftali Lenin Villarreal Carreño e Sergio da Silva Cava, estarão participando do Encontro de Escuela de Ciencias e Ingeniería de Materiales II, que acontecerá em Montevidéo, Uruguai, organizado pela rede temática Prosul-MCT-CNPq, pelo curso de Engenharia de Materiais da UFRGS e o Núcleo Disciplinar de Ciência e Engenharia de Materiais da Associação Universidades Grupo Montevidéo (AUGM).
Também neste mês, os professores do Curso de Engenharia de Materiais da UFPel, estarão recebendo, no Laboratório de Materiais e Catálise, alunos de pós-Graduação da Universidade da Costa do Marfim e da Universidade Federal de Sergipe, para realização de estágio visando a disseminação de conhecimento na área de caracterização de materiais.
As atividades previstas pelos professores pelo Curso de Engenharia de Materiais são voltadas à qualificação e aprimoramento dos alunos dos Cursos de Química e de Engenharia de Materiais e dos bolsistas do Laboratório de Materiais e Catálise.Na foto anexada à notícia, Marcius (o primeiro do lado esquerdo) aparece em uma solenidade de inauguração de laboratórios do Centro de Energia e Materiais que fazem parte do complexo do LNLS. O ato foi presidido pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho.