Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Estudo avalia comportamento das chuvas mensais em regiões homogêneas do RS

4 de Março de 2010

Considerando que o estado do Rio Grande do Sul (RS) possui uma economia diretamente dependente dos setores agropecuário e agrícola, que em diferentes estudos são apontados como dependentes da variabilidade de alguns elementos climatológicos, e que no RS o elemento hídrico é considerado como fundamental, foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFPel (PPGMet) um estudo dos totais mensais de chuva ao longo de 60 anos (1948/2007), coletados de 31 estações meteorológicas (EMs) bem distribuídas, geograficamente, no estado.
O interesse da pesquisa, que tem como autor Daniel Souza Cardoso, foi contribuir para a sociedade local, na previsão de possíveis racionamentos, e/ou na elaboração de políticas públicas para o uso dos recursos hídricos, nas áreas urbana e rural. Com o objetivo de obter um modelo, que possa apresentar uma aproximação do comportamento da precipitação pluvial média de cada uma das seis regiões homogêneas, já definidas na literatura, realizou-se uma análise harmônica dos dados previamente ajustados a períodos de 30 dias. Antes da análise foram verificadas as propriedades de normalidade, homogeneidade de variâncias e estacionariedade. Os dados submetidos a esses testes não obtiveram aprovação satisfatória nestes, levando a uma transformação de dados, gerando novos conjuntos de informações, que satisfizeram as condições de homogeneidade de variâncias e normalidade.
Na busca da estacionariedade, verificou-se a tendência dos dados por meio de regressão linear. Nas regiões homogêneas em que a tendência linear foi significativa (5%), eliminou-se a tendência dos dados obtendo-se a estacionariedade. O aumento relativo da tendência ao longo de 60 anos variou de 2,7 a 13,3% nas seis regiões homogêneas. Através da análise harmonica, obteve-se modelos que representam adequadamente o comportamento da precipitação pluvial média para as seis regiões homogêneas do RS, constituídos por três ou quatro ondas senoidais, apresentando uma representatividade de 81 a 95% da variabilidade dos dados. Foi possível constatar que alguns harmônicos destacaram-se por apresentar maior representatividade da variabilidade dos dados observados, sendo que o harmônico semestral destacou-se em 50% dos modelos, e que os harmônicos quadrimestral e anual destacaram-se em 33,33% e 16,66% destes, respectivamente. Os modelos foram testados para previsão, compreendida no intervalo de 2003/2007, evoluindo no tempo, de acordo com a tendência das séries temporais de cada região, mostrando-se como adequados.
A dissertação será apresentada no dia 24 de março, às 14h, no Centro de Pesquisas Meteorológicas da UFPel. A banca examinadora é composta pelos professores doutores Gilberto Barbosa Diniz, André Becker Nunes e Rudi Gaelzer (convidado externo).

Seção: Notícias