Grupo da Engenharia Hídrica aprova projeto no Edital para Programas de Apoio a Núcleos de Excelência do CNPq/FAPERGS

1 de Fevereiro de 2010

Para que se consiga minimizar os efeitos de um dos maiores problemas ambientais que devem ser enfrentados pela humanidade o Curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), associadas a University of Exeter (UK), United States Geological Service e University of Minnesota (USA), aprovaram recursos de R$ 800 mil que serão investidos para melhor descrever os processos relacionados com a degradação dos solos e a poluição dos recursos hídricos.

Solo e água representam os principais recursos naturais utilizados à sobrevivência humana e, por estarem intimamente relacionados, podem ser avaliados pela interpretação dos processos físicos da água no solo, da erosão e da transferência de poluentes (carbono, fósforo e nitrogênio, p.ex.) das vertentes para os corpos d’água. Mesmo que informações a respeito das propriedades físico-hidricas do solo, da erosão e geração de cargas poluidoras difusas sejam consideradas importantes para a gestão dos recursos hídricos, existem poucos trabalhos de monitoramento e modelagem no Brasil, especialmente para as condições de médias e pequenas bacias.

A base experimental do projeto de estudo a ser desenvolvido será o monitoramento de bacias hidrográficas de diferentes tamanhos e estudos em laboratório. O objetivo é compor um conjunto distinto de bacias que contemplem alguns dos principais problemas relacionados com o impacto do uso e manejo do solo nos recursos hídricos no estado do Rio Grande do Sul, e que representem diferentes condições fisiográficas (tamanho, relevo, rede drenagem, tipo de solo e geologia), hidrológicas e sedimentológicas. Paralelamente, em laboratório, serão desenvolvidas análises dos atributos físicos, químicos e mineralógicos do solo, testes para avaliar a relação entre solutos e fase sólida para as diferentes condições de solo e poluentes encontradas nas bacias hidrográficas, e simulações em parcelas experimentais.             O grupo da Engenharia Hídrica da UFPel, coordenado pelo Prof. Gilberto Loguercio Collares desenvolverá, em conjunto com as demais instituições de pesquisa, estudos que visem à obtenção de informações sobre os mecanismos de interação entre poluentes com as fases sólida e líquida do solo, os processos de transferência dos poluentes e sedimentos das fontes para a rede de drenagem (modelagem do escoamento superficial, erosão e deposição, identificação de fontes e drenos de sedimentos) em diferentes escalas, contribuirá para o estabelecimento de estratégias mais eficientes para a melhoria do manejo dos solos nas bacias hidrográficas, com implicações positivas na quantidade de vida do homem, especialmente no meio rural, na diminuição dos custos das atividades agropecuárias, na fixação do homem no meio rural e, sobretudo, na quantidade e qualidade dos recursos hídricos.   Será definido um conjunto de práticas necessárias para o controle da poluição difusa e da proteção dos ecossistemas aquáticos em bacias hidrográficas através do estudo dos processos físico-hídricos do solo, dos processos hidrossedimentológicos e de transferência de poluentes (solutos) das áreas fontes em direção às redes de drenagem, além do diagnóstico ambiental, com ênfase na qualidade e quantidade de água, considerando diferentes escalas, propondo práticas de manejo adequadas para os recursos naturais, visando à melhoria do uso da água e do saneamento. Para tanto, serão instalados postos de monitoramento hidrológicos e hidrossedimentométricos, especialmente na sub-bacia hidrográfica do Arroio Pelotas, parte da Bacia do São Gonçalo - Mirim, servindo como elemento fundamental para modelagens desses processos. Os professores Idel Milani, Vitor Tavares e Luis Eduardo Suzuki, além de alunos da Engenharia Hídrica que compõem o grupo de estudos que estará a frente dessas atividades nos próximos 48 meses, os quais serão contemplados com um mínimo de três Bolsas ITI 1.